Vestibular no meio do ano

Comentarios:

Home Pra Saber
Vestibular 01

O vestibular no meio do ano é um processo seletivo que classifica candidatos a universidades públicas e privadas para ingresso no segundo semestre letivo.

Também chamado de “vestibular de inverno”, o vestibular no meio do ano acontece entre os meses de maio e julho, dependendo da universidade. O resultado sai algumas semanas depois da prova e os alunos classificados começam a estudar, normalmente, na primeira semana de agosto.

Quem pode fazer vestibular no meio do ano

Qualquer pessoa pode fazer o vestibular no meio do ano, desde que cumpra os requisitos mínimos de participação estipulados no edital do processo seletivo. Esses requisitos variam de acordo com a universidade e normalmente envolvem o pagamento de uma taxa de inscrição.

Muitas faculdades oferecem isenção de taxa de inscrição para pessoas de baixa renda. Verifique o edital do processo seletivo do seu interesse para saber se você se encaixa nos critérios de isenção.

Vestibular no meio do ano em universidades públicas

Cada vez mais universidades públicas estão aderindo ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Esse processo seletivo é uma iniciativa do Governo Federal que utiliza exclusivamente as notas do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidades públicas de todo o Brasil.

O Sisu acontece duas vezes por ano. No início do ano as inscrições abrem em janeiro para selecionar estudantes que entrarão no primeiro semestre letivo. No meio do ano, as inscrições abrem normalmente em junho e os classificados começam a estudar no segundo semestre letivo.

As inscrições para o Sisu são gratuitas.

Nas universidades que ainda aplicam o vestibular tradicional no meio do ano, as inscrições abrem entre abril e maio. As provas costumam acontecer entre maio e junho e o resultado sai, no máximo, no mês de julho.

Vestibular no meio do ano em universidades particulares

Nas faculdades privadas, os alunos interessados em iniciar suas atividades no segundo semestre têm quatro opções de processos seletivos no meio do ano: Vestibular Tradicional, Vestibular Agendado, ProUni e Enem. É muito comum que as universidades privadas utilizem uma combinação de vários destes processos seletivos:

O Vestibular Tradicional do meio do ano em faculdades privadas acontece entre os meses de maio e junho, para início das aulas em agosto do mesmo ano. Nesse processo, todos os candidatos devem fazer a prova em uma mesma data e o resultado sai poucos dias depois.

O Vestibular Agendado tem provas mais simples do que o tradicional e, como o próprio nome indica, é o candidato que decide qual dia e horário prefere fazer a prova. A faculdade divulga datas e horários para o exame e quem quiser fazer a prova só precisa agendar pela Internet ou na secretaria da universidade.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) utiliza a nota do Enem para classificar candidatos a bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades privadas. Para participar, é obrigatório ter feito o Enem no ano anterior, com desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. As inscrições para o ProUni no meio do ano normalmente abrem em junho. O sistema é totalmente informatizado e os candidatos selecionados precisam comparecer à faculdade para comprovar documentação e fazer a matrícula.

Outra opção para quem quer começar a faculdade particular no segundo semestre é apresentar o desempenho no Enem. São muitas as instituições que aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso, sem a necessidade de fazer provas.

Veja também:
Sisu
ProUni 
Faculdades que aceitam a nota do Enem

E você? Vai fazer o vestibular no meio do ano? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta