Vai contratar o Fies? Saiba mais

Comentarios:

Home Pra Estudar
como-contratar-o-fies

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem (31) a lista de aprovados para o Fundo de Financiamento de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2017. Também abriu a lista de espera para vagas remanescentes.

Essa é a última oportunidade para quem deseja contratar o Fies no modelo atual. Novas regras passam a valer no primeiro semestre de 2018, com três categorias de financiamento que variam de acordo com a região e a renda do candidato.

Se você deseja ingressar no curso dos seus sonhos ainda esse ano, confira o nosso post de hoje! Mostraremos qual é o próximo passo a ser dado de acordo com a sua situação.

Foi aprovado na primeira chamada? Saiba o que fazer!

Você foi aprovado na primeira chamada do Fies? Parabéns pela conquista! Agora é necessário se preparar para a segunda etapa do processo de inscrição, que começa hoje (1) e vai até 7 de agosto.

Para dar início ao processo de contratação, acesse o Sistema Informatizado do Fies e clique em “saiba como fazer sua inscrição”. Na próxima página, você terá que criar um novo cadastro ou acessar um já existente. Basta fornecer os dados.

Depois disso, será preciso apresentar toda a documentação necessária na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade escolhida e ir a um agente financeiro do Fies para concluir a contratação.

Ficou na lista de espera? Veja qual é o próximo passo!

Quem ficou na lista de espera precisa ficar atento ao cronograma do Fies 2017! Você pode ser chamado de hoje (1) até 3 de setembro. Portanto, vale a pena acessar o site todos os dias para checar a sua situação.

Assim que o seu nome for chamado, você terá o prazo de cinco dias corridos (isso mesmo, não são dias úteis!) para prosseguir com o processo de inscrição. Caso contrário, sua vaga passa para o próximo candidato da lista de espera.

O processo de inscrição é igual ao dos aprovados em primeira chamada: é preciso fornecer dados no Sistema Informatizado do Fies, apresentar a documentação na CPSA da faculdade e visitar um agente financeiro.

Quer uma alternativa ao Fies? Pravaler é a solução!

Outra alternativa para quem deseja ingressar no ensino superior no segundo semestre de 2017 é o Crédito Universitário Pravaler, que tem parceria com as melhores instituições de ensino privadas do Brasil.

O Pravaler tem várias vantagens em relação ao Fies: pode ser solicitado o ano inteiro, não exige que os candidatos tenham realizado o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e não tem limite de vagas. Incrível, né?

Para contratar o Pravaler, é preciso realizar um cadastro no site do crédito universitário, aguardar que ele seja pré-aprovado e que a faculdade na qual você deseja entrar confirme os seus dados acadêmicos.

Se estiver tudo certo, é só enviar os documentos e o contrato assinado por você e pelo seu garantidor. Por fim, basta aguardar o e-mail de confirmação do financiamento e começar a se preparar para o início das aulas!

E então, quais são os seus planos para o segundo semestre de 2017? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta