Tudo sobre o curso de Publicidade e Propaganda

Comentarios:

Home Pra Carreira Pra Estudar
Publicidade-e-Propaganda

Escolher um curso para prestar vestibular é uma tarefa que envolve muito esforço. Você deve analisar os currículos para descobrir o que é estudado, descobrir como anda o mercado de trabalho, conversar com profissionais, se for possível… Tudo isso para chegar ao curso que pode ser perfeito para você.

Para ajudá-lo nessa missão, vamos falar hoje de um curso que sempre atrai os jovens mais criativos e dispostos a trabalhar com o público: Publicidade e Propaganda.

O que faz um publicitário?

O publicitário é um profissional que cria campanhas e peças publicitárias. Ou seja, ele trabalha com propagandas, apresentando um produto ou serviço ao consumidor, promovendo sua venda ou garantindo sua boa imagem diante do público. O publicitário deve fazer pesquisas para saber para que tipo de pessoas direcionar a propaganda e, então, desenvolver seu trabalho pensando nisso.

Ele desenvolve a arte de embalagens e cria logotipos; escolhe a abordagem em meios de comunicações; cria propagandas para rádio, televisão e internet; e, por fim, avalia o impacto causado no consumidor para decidir o que funciona ou não.

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

O bacharelado tem duração de quatro anos. Alguns lugares oferecem tecnólogos, possibilitando a formação em dois anos. É necessário fazer um estágio e entregar um trabalho de conclusão de curso para finalizar a graduação. O curso é ficado em propaganda, comunicação, criação, planejamento e ambiente promocional.

As matérias são relacionadas à criatividade, como Redação, Fotografia e Direção de Arte; à sociedade, como Comunicação Política, Pesquisa de Mercado e Psicologia da Comunicação; e à administração, como Gestão Estratégica de Marketing e Legislação e Ética Publicitária. As matérias mudam de acordo com o currículo, então confira no site da universidade.

Como é o mercado de trabalho?

O publicitário pode trabalhar em vários tipos de empresas. Empresas menores, que estão começando no mercado, precisam de publicidade para se alavancar e deixar seu nome conhecido. Empresas maiores precisam de publicidade para lançar novos projetos e manter a boa imagem. Instituições governamentais precisam se publicidade para mostrar ao povo o que o governo faz para melhorar qualidade de vida.

Conseguir emprego nas capitais é mais fácil por ter mais oportunidades, já que a maioria das empresas prefere ter sua sede nas grandes cidades. Em uma empresa, o publicitário pode trabalhar em vários ramos:

  • Pesquisa: o profissional faz pesquisas de mercado para saber sobre as necessidades, o perfil e os hábitos do público consumidor.
  • Criação: o profissional produz campanhas publicitárias com base nas pesquisas de mercado.
  • Marketing: o profissional planeja e estabelece estratégias de preço, distribuição e venda do produto.
  • Produção: o profissional coloca em prática o que a Criação fez. Produz jingles, anúncios, outdoors, sites etc.
  • Gerência de produto: o profissional administra a publicidade e promoção de vendas de um produto específico.

Esses são alguns exemplos do que um publicitário pode fazer. Mas não são as únicas atividades disponíveis. Se você se interessou por essa profissão, aprofunde sua pesquisa! Procure por profissionais da área, que podem dar uma ideia melhor de como é o dia a dia no mercado de trabalho. Faça uma escolha consciente!

Deixe uma resposta