Será que está tarde para entrar na faculdade?

Comentarios:

Home Pra Estudar
esta tarde para entrar na faculdade?

Apesar do ingresso no ensino superior ter aumentado muito no Brasil nos últimos anos, ainda assim não são todos os profissionais que têm uma graduação. Muitos fizeram só cursos técnicos, cursos livres ou ingressaram diretamente no mercado de trabalho.

Mas esses profissionais podem sentir falta de um diploma de ensino superior no futuro. Ele com certeza pode alavancar uma carreira, permitindo que a pessoa ocupe um cargo melhor. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, um diploma de graduação pode significar um aumento de 156% no salário.

Esses profissionais mais experientes, porém, enfrentam alguns desafios. Vale a pena fazer uma faculdade depois dos 30 anos? Não é mais difícil? Veja o que descobrimos:

Bons motivos para entrar na faculdade

Existem bons motivos para querer fazer uma graduação depois dos 30 anos. O primeiro é impulsionar sua carreira – como já dissemos, você pode melhorar seu cargo e aumentar seu salário consideravelmente. Também é possível mudar sua área de atuação ou voltar ao mercado de trabalho depois de um tempo afastado. A graduação abre portas para o conhecimento e para fazer contatos importantes para o futuro.

Mas um dos motivos que mais leva os profissionais a buscar o diploma de nível superior é a realização de um sonho. Muitas vezes, as pessoas não tiveram a oportunidade de cursar a faculdade por falta de condições ou não puderam escolher o curso que desejavam. Por isso, elas voltam para as salas de aula em busca da realização pessoal.

Benefícios surpreendentes

Se você está pensando em fazer uma faculdade e já passou dos 30 anos, não se preocupe: de acordo com uma pesquisa de 2013, um em cada três universitários brasileiros tem mais de 30 anos. Não só é normal, mas também é vantajoso. Veja quais são alguns dos benefícios de estar na faculdade com essa idade:

  • Sua experiência contribui para o enriquecimento das aulas e da vida de seus colegas mais novos;
  • Você tem mais maturidade para compreender as matérias e se organizar para estudar e entregar trabalhos;
  • Estudantes mais velhos são mais focados, disciplinados e têm objetivos mais firmes;
  • O contato com pessoas mais jovens vai deixá-lo mais motivado a aprender.

Obstáculos possíveis

Não quer dizer que tudo sejam flores. Alguém que quer entrar na faculdade depois dos 30 anos acaba encontrando desafios. Porém, não é impossível lidar com eles. Por exemplo, o medo ou a ansiedade de prestar vestibular pode atrapalhar e impossibilitar esse sonho.

Mas algumas faculdades particulares têm vestibulares mais simples e, em todo o caso, você pode fazer o Enem – que vale como vestibular em várias instituições. Se você já fez uma graduação, também pode ir à sua faculdade e pedir um reingresso.

Outro problema é a pressa para se formar. Quem já passou dos 30 anos pode achar que os quatro anos passados na faculdade – se fizer todas as disciplinas no tempo certo – tomam tempo demais. Mas alguns cursos, hoje em dia, duram apenas dois ou três anos. São chamados de tecnólogos e podem ser uma mão na roda para quem quer mudar de profissão.

Seja como for, não pense que está velho demais para isso. A graduação pode ajudá-lo a conquistar muitos sonhos. Sua idade não pode ficar no caminho. Bons estudos!

Deixe uma resposta