Segundo semestre: como se dar bem nos estudos

Comentarios:

Home Pra Estudar
método de estudo Robinson

Já percebeu como quase todo mundo parece voltar esgotado das férias de julho? É como se as semanas de descanso fossem insuficientes e as pessoas tivessem que conduzir suas vidas mais devagar.

Contudo, o segundo semestre passa voando e logo o fim do ano bate à porta! Para não ter surpresas acadêmicas desagradáveis, confira algumas dicas que podem deixar a sua vida mais fácil.

Dicas para quem prestará o vestibular

Mantenha o foco

Passar o ano inteiro estudando para o vestibular não é uma tarefa fácil, certo? Porém, o segundo semestre pode garantir a aprovação ou demonstrar que é preciso mais preparo.

Portanto, tente manter o foco e lembrar que você tem um objetivo a alcançar. Aproveite essa fase de retorno das férias para fazer alterações no seu planejamento que deixem os estudos mais interessantes.

Dê atenção ao que realmente importa

Você não terá muito tempo para aprender assuntos inteiramente novos ao longo do segundo semestre. Por isso, é melhor rever temas que domina e reforçar assuntos que geram mais dificuldades.

Esse é o momento de estudar o modelo da prova que você prestará, descobrir quais são as matérias mais cobradas, começar a fazer revisões, assistir aos noticiários e eliminar de vez aquelas dúvidas persistentes.

Cuide de você

Nada de tentar vencer matérias acumuladas virando noites sem dormir, hein? Pelo contrário: esse é o momento de buscar equilíbrio entre estudos, descanso e lazer para manter a saúde.

Descubra quantas horas você consegue estudar por dia sem perder a concentração e programe algumas pausas entre elas para descansar um pouco.  Reserve os finais de semana para o lazer.

Dicas para quem está na faculdade

Evite faltar aulas

Muitas faculdades permitem que seus alunos faltem pelo menos 25% da carga horária total de uma disciplina sem reprovar. Esse é um direito seu e você pode exercê-lo da forma que achar melhor!

No entanto, faltar aulas simplesmente porque é possível pode acabar comprometendo o seu desempenho. Evite fazer isso, se não quiser acumular matérias e deixar o fim do semestre complicado.

Crie uma rotina realista

Outra estratégia para lidar melhor com o fim do semestre é criar uma rotina diária com horários reservados para os estudos. Assim, suas leituras e seus exercícios não se acumulam!

No entanto, tome cuidado para não exagerar na dose e ficar sobrecarregado. Lembre-se que é preciso dedicar um tempo no seu dia para outras atividades, como cuidar da cada, praticar exercícios físicos e se divertir.

Aproveite o que a faculdade tem a oferecer

Como você já deve ter percebido, uma faculdade não se resume ao que é passado em sala de aula. É possível aprender muito em outras situações, como grupos de estudo, eventos acadêmicos e estágios na área.

Também aproveite para participar de eventos que não têm relação direta com os conteúdos das suas disciplinas. Procure ir às festas promovidas pelos seus colegas e tente conhecê-los melhor!

Gostou das nossas dicas para aproveitar o segundo semestre ao máximo? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque aquele colega que precisa de energia para retomar a rotina de estudos!

Deixe uma resposta