Quando e como pedir um aumento?

Comentarios:

Home Pra Carreira
aumento

Pedir um aumento salarial é algo que sempre causa constrangimento no funcionário. Nunca sabemos quando é a hora de pedir ou qual é a maneira certa de fazer isso. O resultado é que acabamos esperando que a empresa reconheça nosso trabalho e nos dê o aumento para não ter que tocar no assunto. E, é claro, isso só gera frustrações.

Mas existem sim maneiras de pedir um aumento salarial que são adequadas e não necessariamente receberão uma resposta negativa. Não podemos garantir uma resposta positiva, mas podemos dizer que, desse modo, ninguém fica tão constrangido com a situação!

Quando pedir um aumento salarial?

É muito importante ter consciência do momento certo para pedir um aumento. Antes de irromper na sala do chefe, observe esses fatores:

Avalie seu desempenho

O que você vem fazendo pela empresa? Você deve ter em mente que um aumento salarial deve ser o resultado do que você está fazendo e ainda pode fazer na empresa, não apenas de sua necessidade. Se a empresa tiver um plano de carreira, talvez seja melhor pedir uma mudança de cargo – o aumento salarial vem como bônus.

Entenda a situação da empresa

Não peça um aumento de salário se não tiver certeza de que a empresa pode pagar por isso. Se todos estão passando por um momento ruim, se há dificuldade de pagar os funcionários em dia ou se estão ocorrendo demissões, não é hora de pedir mais dinheiro. Fazer isso vai mostrar que você não compreende a situação da empresa. Ou pior: que você não se importa.

Tenha noção dos limites

Você pode estar ansioso para pedir um aumento, mas deve entender que essa conversa pode esperar se seu chefe estiver muito ocupado. Respeite os limites dele. Marque um horário, não chegue atrasado e vá direto ao ponto. Se ele tiver alguma emergência e precisar sair, remarque a conversa. Tenha bom senso.

Como pedir um aumento salarial?

Também existe uma maneira certa de pedir o aumento. Você não pode apenas declarar sua vontade de recebê-lo. É preciso saber argumentar e negociar. Veja essas dicas:

Prepare argumentos

Não olhe para a conta bancária e imediatamente peça um aumento. É preciso pensar em seus argumentos antes de se encontrar com o chefe. Tente pensar em como você pode fazer mais pela empresa e na recompensa salarial que suas atividades merecem. Seu aumento deve ser bom para todos.

Pense nas atividades futuras

Uma boa dica é não usar como argumento as coisas que você já fez, exclusivamente, mas falar de tudo o que pode fazer. Você já foi pago por aquilo que já fez, então não faz sentido pedir um aumento por isso. Exponha seus planos futuros e mostre o quanto eles vão impulsionar a empresa. Você também pode se oferecer para assumir outras tarefas, mostrando que seu aumento salarial beneficiaria a todos.

Não espere uma resposta imediata

É quase impossível receber uma resposta imediata em casos assim. Mesmo que seu chefe concorde com seus argumentos, ele precisa consultar outros gestores ou o RH para dar uma resposta definitiva. Se a resposta imediata for “não”, agradeça o tempo dele, compreenda a situação e saia da sala com confiança. Não se deixe abalar por isso. Tente novamente em outra situação.

Enfrente o constrangimento

É a tarefa mais difícil, mas é necessário: não deixe que o constrangimento o abale. Seu chefe também ficará constrangido e toda a conversa pode ter um tom estranho, mas não deixe que isso o impeça de pedir o que você merece.

Pedir um aumento é um momento difícil, mas você merece reconhecimento pelo seu trabalho. Melhor ainda se vier na forma de um salário maior no fim do mês!

Deixe uma resposta