Arquivos da Categoria: Pra Carreira

6 razões para começar o seu próprio negócio durante a faculdade

Foi-se o tempo em que um estudante começava a faculdade com a certeza de que sairia com um emprego garantido ou, ao menos, com a perspectiva de uma boa colocação. Em época de crise econômica e desemprego crescente, é importante que se tenha um pensamento um pouco mais estratégico para conquistar um lugar ao sol.

Nesse contexto, o empreendedorismo surge como uma grande saída para que as mais diversas pessoas consigam trilhar um caminho que fuja dos obstáculos do mercado tradicional de trabalho. Nesse contexto, mostramos algumas razões para você começar seu próprio negócio durante a faculdade. Confira!

Continuar lendo

Publicado por:

7 dicas para se destacar em um processo seletivo

Com a crise política e econômica, o número de desempregados cresceu expressivamente no Brasil nos últimos anos – no primeiro semestre de 2017 eram mais de 14,2 milhões, segundo o IBGE. No entanto, a falta de colocação ou experiência profissional não deve virar motivo de desânimo! Confira algumas dicas para potencializar seu preparo e se destacar em um processo seletivo: Continuar lendo

Publicado por:

Como se planejar para empreender?

O empreendedorismo vem crescendo muito no Brasil nos últimos tempos. Muitas pessoas pensam em abrir o próprio negócio e, por muitas vezes, querem fazer isso ainda jovens. Mas empreender requer um bom planejamento e preparo para dar certo.

Independentemente da sua área de escolha, o empreendedorismo sempre apresenta riscos. Estar preparado para isso diminui a possibilidade de cair em armadilhas que farão seu negócio afundar antes mesmo de começar.

Confira abaixo algumas dicas para se planejar para empreender! Continuar lendo

Publicado por:

6 coisas que podem passar uma imagem errada no trabalho

O ambiente de trabalho é um local cheio de regras, desde o horário para chegar até o código de vestimenta. No entanto, algumas dessas regras não são explícitas – o que não quer dizer que você não terá problemas se deixá-las de lado. Alguns comportamentos são vistos como prejudiciais e não conhecê-los pode fazer com que você passe uma impressão ruim sem querer.

Se você não quer dar a ideia errada no ambiente de trabalho, é bom estar atento a pequenas atitudes que podem comprometer sua carreira e impedir que você cresça. Veja abaixo algumas coisas que passam uma má impressão: Continuar lendo

Publicado por:

6 competências profissionais que você precisa desenvolver

O mercado de trabalho é cada vez mais exigente. Enquanto antes se exigia uma boa formação profissional, hoje se exigem características e competências específicas dos profissionais. Não basta apenas ter o conhecimento prático: é necessário saber usá-lo, compartilhá-lo e fazê-lo útil para sua empresa e comunidade.

Para ser um profissional bem cotado no mercado de trabalho, essas são algumas competências que você deve desenvolver: Continuar lendo

Publicado por:

Dinheiro ou satisfação pessoal: como decidir sua carreira

Quando escolhemos uma profissão, precisamos levar em conta vários fatores: a atuação dela no mercado de trabalho, a rotina de seus profissionais, o currículo das universidades e, claro, aquilo que desejamos fazer no futuro. Porém, muitas vezes, esses fatores podem ir de encontro uns aos outros e o indivíduo deve definir uma prioridade.

É o caso das pessoas que desejam fazer cursos que não são vistos socialmente como rentáveis, como Artes, Letras, Pedagogia, Música, etc. Ou cursos que são pouco reconhecidos, como Biblioteconomia, Museologia, Ciências Atuariais, etc. O fato é que muitos desses estudantes se veem pensando no que seria melhor: uma profissão que dê mais lucro ou que dê mais satisfação pessoal?

Vamos ponderar os dois lados da moeda: Continuar lendo

Publicado por:

7 dicas para achar um estágio mais rápido

Um estágio pode abrir muitas portas para o jovem profissional. Você já inicia sua jornada no mercado de trabalho, aprende novas funções, conhece pessoas que podem ajudá-lo no futuro e descobre em que área de sua profissão preferem atuar. Por isso, encontrar um bom estágio é uma ótima ideia para crescer na carreira antes mesmo de sair da faculdade.

Mas encontrar um estágio pode ser difícil. Assim como qualquer emprego, é preciso ter uma boa disposição para enviar muitos currículos, comparecer em muitas entrevistas e levar muitos “nãos” sem desanimar. No entanto, algumas podem ajudá-lo a conseguir um estágio mais rápido. Confira essas dicas! Continuar lendo

Publicado por: