O que você precisa aprender com o Enem?

Comentarios:

Home Pra Estudar
esta tarde para entrar na faculdade?

A última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu nos dias 5 e 12 de novembro. Mais de 4,5 milhões de pessoas compareceram aos locais de prova para tentar conquistar a tão sonhada vaga no Ensino Superior!

Depois do exame, os candidatos costumam compartilhar relatos e piadas sobre as principais lições que tiraram da prova por meio da hashtag #aprendinoenem. Você já deve ter visto alguns deles e dado boas gargalhadas, não é mesmo?

Porém, o Enem realmente pode ser uma boa fonte de aprendizados para a vida. Confira os principais deles no nosso post de hoje e veja com quais você mais se identifica:

Todo esforço recompensa

O começo do ano de vestibular tende a ser difícil para boa parte dos estudantes. As provas parecem estar tão distantes que criar e manter uma rotina de estudos até soa como um exagero.

Quando o exame se aproxima, a ansiedade e o cansaço aumentam, é claro. Quem consegue tirar uma boa nota depois dessa verdadeira montanha-russa de emoções sabe como é recompensador.

Sempre há uma nova oportunidade

Infelizmente, nem todo mundo é capaz de aprender com experiências alheias. Estudantes que têm amigos que ainda não passaram no vestibular por falta de estudos e escolhem seguir um caminho semelhante são bons exemplos disso!

Para a sorte deles, o Enem deve continuar acontecendo por muitos anos ainda. Basta aprender a encará-lo como uma grande oportunidade e fazer o possível para se dar bem nesse exame.

Planejamento é essencial

Definitivamente, aquelas dicas de planejamento para a semana que antecedem o Enem não são bobagem! Esperamos que você não tenha negligenciado nenhuma delas para entender isso, hein?

Estudar o trajeto até o local da prova, diminuir o ritmo de estudos, descansar bastante, fazer atividades prazerosas, se alimentar bem, arrumar os materiais e sair com antecedência de casa sempre será de grande ajuda.

É preciso saber priorizar

Outra dica popular nos cursinhos preparatórios para o Enem é começar a prova pelas disciplinas com as quais o candidato sente um pouco mais de afinidade. Você tentou segui-la?

Resolver as questões que parecem mais fáceis primeiro é uma forma de manter um pouco mais de controle sobre o tempo disponível para a realização da prova. Depois de respondê-las, você se sente mais tranquilo para encarar as difíceis!

Senso crítico nunca é demais

O Enem foi concebido para que as escolas e os alunos superassem a decoreba própria dos vestibulares tradicionais. Conhecimentos descontextualizados não costumam ser úteis nas provas que compõem o exame!

Por isso, é essencial tentar compreender os processos que fazem do mundo o que ele é hoje e formar opiniões próprias a respeito dos mais variados temas. Nesse sentido, ler e debater é fundamental.

O Enem abre várias portas

Atualmente, o Enem é o melhor caminho para ingressar no Ensino Superior. Aqueles que tiram boas notas na prova têm diversas chances para fazer a faculdade dos sonhos!

Com a nota do Enem, você pode conquistar uma vaga em uma universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conseguir uma bolsa de estudos em uma instituição privada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e complementar a nota do vestibular.

Essas são apenas algumas coisas que é possível aprender com o Enem. Se você tirou mais alguma lição valiosa dessa experiência, compartilhe-a com a gente nos comentários!

 

Deixe uma resposta