O que fazer depois de terminar o Ensino Médio?

Comentarios:

Home Pra Estudar
Por que a faculdade é importante

 

Como todo fim de ciclo, a conclusão do Ensino Médio traz muitas oportunidades e incertezas. Ao mesmo tempo em que temos que tomar decisões importantes sobre nossas vidas, nos vemos inseguros, sem saber o que fazer e até mesmo querendo voltar para a rotina – antes entediante – das aulas. Mas o lado bom é que há um mundo de opções e oportunidades para escolher!

Se você não sabe o que fazer depois que terminar o Ensino Médio, não se preocupe: quase ninguém sabe com certeza. Porém, estudar e pesquisar suas possibilidades são as melhores maneiras de tomar uma decisão consciente. Por isso, hoje falaremos de algumas dessas opções.

Prestar vestibular

Um dos caminhos clássicos de quem sai do Ensino Médio é prestar o vestibular para entrar em uma faculdade. Porém, isso precisa de planejamento: decidir seu curso com consciência, descobrir como são as provas, estudar da forma devida, etc. Para esse mesmo fim, você também pode prestar o Enem e tentar uma bolsa em uma universidade particular.

A grande vantagem é que quem tem Ensino Superior tem chances melhores no mercado de trabalho. Além disso, você vai ter uma educação aprofundada sobre o assunto que mais interessa, conhecer novas pessoas, fazer contatos e descobrir ainda mais sobre aquilo que ama. A faculdade é uma experiência incrível!

Fazer um curso técnico

Um curso técnico é um caminho mais curto – mas não mais fácil – para o mercado de trabalho, quando comparado à faculdade. Nele, os alunos aprendem sobre suas áreas de escolha mais objetivamente, com aulas práticas e teóricas. A duração é menor do que uma graduação, durando no máximo dois anos.

Não é necessário ter terminado o Ensino Médio para fazer um curso técnico, mas você deve ter o diploma deste para conseguir seu diploma como técnico. É possível, por exemplo, fazer os dois ao mesmo tempo.

Os cursos técnicos são muito bem vistos no mercado de trabalho, com muitas vagas precisando de profissionais qualificados. Outra grande vantagem é que, fazendo um curso mais prático e voltado para o mercado, você pode descobrir se quer se aprofundar nessa área e, mais tarde, fazer também uma graduação.

Fazer um concurso público

Concursos públicos são uma alternativa que pode garantir um emprego bom e duradouro. Você precisa estudar muito para passar, porque a concorrência é grande. Porém, se for aprovado, seu cargo é garantido. É uma boa ideia para pessoas que querem começar a trabalhar logo. Se for seu caso, comece já a estudar a constituição!

Fazer um intercâmbio

Se você tiver a oportunidade, pode fazer um intercâmbio depois do Ensino Médio. Seria como tirar férias, mas aprender mesmo assim: estando imerso em uma nova cultura, você pode aprender outra língua, conhecer outra cultura e ficar mais consciente do mundo. E, claro, se você aproveitar para fazer um curso ou trabalhar, é ainda mais experiência para o seu currículo.

Essas são algumas opções do que fazer quando acabar o Ensino Médio. Até lá, estude muito – seja para o vestibular ou para as provas finais – e aproveite seu tempo como aluno. É uma boa época da sua vida e as oportunidades do futuro são inúmeras!

Deixe uma resposta