Nunca trabalhei e não tenho currículo. Como arrumar o primeiro emprego?

Comentarios:

Home Pra Carreira
primeiro-emprego

O maior desafio encontrado por muitos jovens entrando no mercado de trabalho é conseguir o primeiro emprego. Afinal, se as empresas pedem uma experiência anterior para contratar o profissional, como é possível conseguir a primeira experiência? Para começar, é preciso ampliar os lugares para os quais você envia o seu currículo. Além disso, é preciso iniciar a procura pelo primeiro emprego o quanto antes.

É verdade que muitas empresas têm preferência por candidatos experientes, mas todos os profissionais hoje atuantes no mercado de trabalho também precisaram de um primeiro emprego para começar. As oportunidades existem, é preciso reconhecê-las e estar preparado para elas. Veja alguns passos importantes na busca da primeira experiência:

Como garantir o primeiro emprego e fortalecer o currículo

Capriche no currículo

Um currículo bem preparado é capaz de convencer os seus futuros empregadores de que você merece uma vaga na empresa. Mas como fazer com que este documento de apresentação fique mais interessante, mesmo sem trabalhos anteriores? Foque nas suas habilidades e nos seus pontos fortes.

Mostrar que é uma pessoa comprometida, pontual e com iniciativa também são fatores que contam a seu favor para garantir o primeiro emprego. Revise o seu currículo quantas vezes forem necessárias, para garantir que ele seja claro, objetivo e que não existam erros de português.

Adicione cursos concluídos ou em andamento que tenham relação ao emprego para o qual está se candidatando, trabalhos voluntários e experiências que, mesmo não sendo consideradas empregos formais, contem a favor da sua candidatura.

Esteja preparado para as entrevistas

Um bom currículo faz com que você seja chamado para uma entrevista, mas é preciso ir muito bem na conversa com o entrevistador para garantir o primeiro emprego. Seja espontâneo e apresente respostas bem embasadas. Procure dar exemplos que reforcem a veracidade das suas habilidades. Além disso, é importante pesquisar sobre a empresa e sobre a vaga com antecedência.

Abra suas opções

Mesmo que você já saiba exatamente onde quer trabalhar, é preciso ter em mente que, muitas vezes, há um caminho a ser trilhado antes de alcançar o seu objetivo. Se a empresa em que você quer trabalhar exige experiência anterior, entenda que você precisa começar em outro lugar. Faça uma boa pesquisa sobre todas os possíveis lugares em que você pode trabalhar para adquirir experiência na área em que pretende atuar e envie o seu currículo para todos esses lugares. Mesmo que o salário não seja o que você espera no primeiro emprego, a experiência adquirida em uma empresa ajuda a abrir portas em outra que ofereça melhores condições de trabalho.

Faça estágios

A hora de começar é o quanto antes. Logo no começo da faculdade, procure por estágios que proporcionem a experiência necessária para conseguir o primeiro emprego. Estágios oferecem um excelente aprendizado e ajudam a ampliar os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Se necessário, comece com um estágio voluntário antes de partir para os remunerados. Aproveite a oportunidade para conhecer mais sobre a sua futura profissão e para reforçar as suas habilidades na área. Tudo isso conta a seu favor na hora de conseguir o primeiro emprego.

Conhece mais dicas importantes para quem está procurando o primeiro emprego? Compartilhe nos comentários!

Deixe uma resposta