Estudando sem juros: o que fazer com o dinheiro extra?

Comentarios:

Home Pra Estudar
estudar-economizando

Ingressar no curso superior dos seus sonhos em uma universidade privada por meio de financiamento estudantil e sem taxas de juros é uma realidade no Brasil! Por isso, vale a pena ir pensando no que fazer com o dinheiro extra.

Claro que o primeiro impulso de qualquer um é gastar com festas, roupas e lanches. No entanto, essa grana que fica no bolso pode ser fundamental para quem deseja construir um futuro melhor. Veja o que fazer com ela nesse post:

Colocar as suas contas em dia

Se você tem dívidas, um dinheiro extra pode ser de grande ajuda para quitá-las! Portanto, avalie a sua situação financeira com cuidado e identifique as obrigações que você tem a cumprir.

Antes de quitar as dívidas, tente negociar condições especiais de pagamento e taxas de juros mais amigáveis. Geralmente, as instituições preferem receber um pouco menos do que correr o risco de ficar sem nada.

Complementar a sua formação

Esperar que as disciplinas regulares da faculdade ensinem absolutamente tudo o que você precisa saber para ter sucesso na sua vida profissional é um erro! Então, use seu dinheiro extra para buscar conhecimento fora da sala de aula.

Vale participar de eventos acadêmicos, embarcar em um intercâmbio ou mesmo fazer cursos complementares, como de inglês, informática ou algum assunto totalmente novo na sua área que seus professores ainda não dominem.

Realizar um grande sonho seu

Quase todas as pessoas alimentam sonhos que precisam de certo planejamento financeiro. Se você faz parte desse grupo, que tal usar o dinheiro que seria usado para pagar a taxa de juros do financiamento da faculdade para realizá-los?

Dê prioridade a sonhos que proporcionem experiências (como fazer uma viagem) ou tenham propósitos (como comprar uma casa). Tome cuidado com aquelas vontades que se esgotam em si mesmas (como ter algo da moda).

Planejar a sua aposentadoria

Quem tem o hábito de acompanhar os noticiários já deve ter percebido que o futuro é bastante incerto para os jovens. Atualmente, uma das grandes dúvidas é se eles conseguirão se aposentar, assim como fizeram seus pais e avós.

Para não ter que enfrentar problemas sérios no futuro, é essencial que você comece a se planejar desde cedo. Segundo especialistas em finanças pessoais, o ideal é que você poupe pelo menos 20% do que ganha mensalmente para a aposentadoria.

Aprender a investir o seu dinheiro

Além de adquirir o hábito de poupar uma parte do seu dinheiro, é importante que você aprenda a investir para que essa quantia se multiplique e, a longo prazo, possa ser usada para a concretização do seu projeto de vida.

Existem diversos investimentos perfeitos para iniciantes, como Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Câmbio (LD) e Tesouro Direto. Informe-se a respeito de cada um deles e descubra qual é o mais adequado para o seu perfil.

O que você acha de financiar a faculdade sem juros e investir o dinheiro que sobrar em outros projetos? O Crédito Universitário Pravaler pode ajudar! Acesse o nosso site e descubra como.

Deixe uma resposta