Está na hora de procurar um emprego?

Comentarios:

Home Pra Carreira
procurando-emprego

No começo da vida adulta, já começamos a nos perguntar quando devemos procurar por um emprego. As oportunidades surgem no fim do Ensino Médio, quando se faz 18 anos, durante e após a faculdade… Mas qual desses é o momento ideal para procurar um emprego? Faz diferença a idade ou a instrução? Qual é a hora de entrar no mercado de trabalho?

Existe uma idade certa para procurar um emprego?

A resposta curta é: não. A resposta longa é que a melhor idade para procurar um emprego é quando você estiver preparado para isso. Muitos pregam que o ideal é ter um emprego antes mesmo dos 18 anos, porque assim você aprende a ser mais responsável e amadurece mais rápido. Outros acreditam que aos 18 anos você pode começar sua vida adulta já com um emprego. E muitos acham que apenas depois da faculdade é que você deve pensar no mercado de trabalho.

Mas não há um consenso sobre o assunto entre especialistas. A melhor idade para procurar um emprego é a idade em que você estiver preparado para esse desafio. Uma pessoa mais nova pode conseguir empregos por sua jovialidade e disposição para aprender. Uma pessoa mais velha pode ser selecionada pela instrução e experiência.

Antes, durante ou depois da faculdade?

Mais uma vez, com relação à faculdade, não existe momento exatamente certo. Antes da faculdade, você vai ter mais dificuldade de conseguir uma vaga com o que quer. No entanto, vai ganhar experiência em outros aspectos, como trabalho em equipe, compreensão de como funciona uma empresa, etc.

Durante a faculdade, você pode conseguir um estágio, que é o melhor meio para entrar no mercado de trabalho. Aquilo que você aprender na faculdade vai complementar seu trabalho e vice-versa. Quando sair da faculdade, você vai ter a formação e a experiência. Por outro lado, é possível conseguir um bom emprego sem a experiência prévia se você tiver a formação. O importante é que você mesmo saiba quando está pronto para encarar o mercado de trabalho.

E se eu já tiver um emprego?

Muitos especialistas concordam que a hora de procurar um novo emprego é quando você já está empregado. Em vez de deixar a procura para quando você estiver insatisfeito com a empresa, esteja sempre de olho no mercado de trabalho e não deixe de considerar outras vagas e oportunidades.

Não pense nisso como uma traição à sua empresa atual. Buscar novos caminhos e oportunidades é uma marca comum entre os profissionais de sucesso e mostra que você se preocupa em crescer e aprender cada vez mais. Fique ligado para conseguir empregos, salários e cargos mais vantajosos.

De fato, não existe um momento específico em que você precisa começar a trabalhar e nem um momento mais vantajoso aos olhos do mercado de trabalho. Você precisa decidir – pela sua instrução, formação e experiência – quando quer iniciar sua jornada como um trabalhador. Vai ser um início difícil, com muitos currículos e entrevistas e sem muito retorno. Portanto, você precisa se sentir emocionalmente preparado para isso.

Se já é a sua hora, envie seus currículos e espere pelas ligações. Boa sorte nessa nova jornada!

Deixe uma resposta