Como tornar o seu dia mais produtivo?

Comentarios:

Home Pra Carreira
produtividade

Muitas vezes, não conseguimos terminar tudo o que tínhamos para fazer em um dia de estudo ou trabalho. Não ter tempo para nada além de trabalhar e estudar é ainda mais comum. Acabamos nos acostumando com essa rotina de correr contra o relógio sem procurar uma solução que pode nos tirar dela: aumentar a produtividade.

Sendo mais produtivo você termina seu trabalho em menos tempo e tem algumas horas disponíveis para fazer o que precisa, como começar novos projetos, ou o que quer, como se dedicar a novos hobbies. Confira nossas dicas para tornar seu dia mais produtivo!

Planeje-se sempre

Um bom planejamento é o segredo de um dia mais produtivo. Fazer um esforço antecipado para planejar seu futuro ajudará muito no dia de amanhã. Primeiro, faça uma análise de suas prioridades e saiba o que é mais importante no seu dia. Calcule quanto tempo pode dedicar a cada área de sua vida – incluindo sua vida pessoal.

Depois, anote seus resultados. Tenha uma agenda para anotar o que precisa fazer em cada dia e um calendário para planejar as semanas e os meses. Não confie em sua memória. Sua mente já tem coisas demais para pensar. Coloque no papel! Dedique alguns minutos todos os dias para atualizar essa organização.

Descubra seu horário mais produtivo

Você já deve ter reparado que algumas pessoas conseguem trabalhar com rapidez e eficiência assim que chegam ao trabalho, mas ficam mais lentas durante a tarde. Outras preferem fazer suas tarefas à noite, até de madrugada, mas não conseguem fazer nada pela manhã. Ou seja, todos nós temos um horário mais produtivo.

Descubra qual é esse horário no seu caso. Isso exigirá vários testes e muita observação, então fique atento ao seu comportamento durante todo o dia. Quando descobrir seu horário mais produtivo, tente concentrar nele as tarefas mais importantes do dia.

Tenha comprometimento

Comprometimento não pode ser apenas com os outros – colegas, chefe, família, etc. Você precisa firmar um compromisso consigo mesmo. Quando estabelecer objetivos, considere que cumpri-los é uma promessa que está fazendo a si mesmo. E você não quer se decepcionar! Utilize algum método que vai ajudá-lo a seguir em frente e cumprir seus objetivos, como um sistema de recompensas ou desafios pessoais.

Use a tecnologia com moderação

Muitos sites e aplicativos podem ajudá-lo em sua busca por um dia mais produtivo. No entanto, se eles não serão úteis, é melhor deixar de lado enquanto tem que se concentrar. Desligue as notificações do seu celular, apague aplicativos inúteis e estabeleça períodos específicos para conferir seus e-mails ou redes sociais. Não caia nas armadilhas das distrações digitais!

Colabore com outras pessoas

Uma das maneiras mais úteis de ter um dia mais produtivo é pensar em algo que não envolve só você, mas outras pessoas, na hora de se dedicar às suas tarefas. Sempre que possível, ajude seus colegas a aprender algo novo. Tenha espírito de equipe e pense em como o projeto em que está trabalhando beneficiará a todos. Junte-se com alguns amigos para estudar quando todos tiverem tempo livre.

Esses são métodos que vão ajudá-lo a tornar seu dia mais produtivo. Assim, você terá mais tempo para trabalhar, estudar, descansar, passar tempo com sua família e criar a rotina dos seus sonhos!

Deixe uma resposta