Como ter mais criatividade?

Comentarios:

Home Pra Saber
como-ter-mais-criatividade

Ser criativo é uma qualidade que vem ficando melhor aos olhos das pessoas. Alguns anos atrás, criatividade era algo deixado apenas para artistas e crianças. Hoje, já entendemos que ser criativo é um fator que pode contribuir muito em qualquer área, mesmo aquelas que são mais exatas.

Por isso, mesmo que você trabalhe em uma área que não tenha a ver com artes, ser criativo com certeza é uma maneira de ser um profissional melhor. A criatividade ajuda a superar adversidades com mais facilidade, resolver problemas mais rápido e encontrar jeitos de deixar seu dia-a-dia mais produtivo!

Quer aprender a ser mais criativo? Siga essas dicas:

Busque sempre outras respostas

Mesmo quando você já tem uma resposta pronta, busque outras. Isso pode ser aplicado em qualquer ponto do seu dia-a-dia: encontre outra maneira de armazenar arquivos. Faça uma apresentação diferente para a reunião. Cozinhe uma nova receita. Pegue outro caminho para o trabalho.

Um dos grandes segredos das pessoas criativas é que elas sempre se perguntam “e se…?” quando se deparam com uma nova questão. Elas buscam sua criatividade na adversidade! E se você fosse o chefe de um projeto, como delegaria as tarefas? E se você estivesse encarregado, qual seria o tema do projeto? Nunca deixe de fazer perguntas – para os outros e para si mesmo.

Dedique-se

Criatividade é algo a ser exercitado. Não pense que você vai ficar mais criativo passivamente: é importante dedicar seu tempo à criatividade todos os dias! Por isso, dedique um momento do seu dia para criar algo. Pode ser durante meia hora, dez minutos ou uma hora, o que for melhor para a sua rotina. E nesse espaço de tempo, dedique-se ao trabalho criativo.

Algumas coisas que você pode criar nesse tempo: uma nova receita para o jantar, um contou ou crônica, uma peça de tricô, um desenho, um quadro, uma música, um novo jogo, um projeto para a empresa ou uma maneira de deixar seu dia-a-dia mais produtivo.

Não seja perfeccionista

Ser perfeccionista é um erro muito comum. Pode parecer papo de entrevista de emprego, mas ser perfeccionista pode, sim, ser um grande defeito. Pessoas perfeccionistas têm problemas para passar o trabalho para frente, respeitar prazos e, especialmente, para deixar a mente correr solta.

Isso é um grande problema para quem quer exercitar a criatividade. Para ser mais criativo, você deve se permitir ser ruim algumas vezes. Nem tudo o que você cria será bom – talvez nem seja mediano. Mas é praticando sempre que você aprende a ser cada vez melhor. Lembre-se de que, às vezes, estar feito vale mais do que estar perfeito.

Descubra o que desperta sua criatividade

Muitas coisas do dia-a-dia podem estar bloqueando a sua criatividade. Pode ser o espaço em que você trabalha, cheio de papéis e todo desorganizado. Pode ser o ambiente barulhento demais. Pode ser a relação com seus colegas. Por isso, uma dica importante para exercitar sua criatividade é experimentar e descobrir o que o deixa mais criativo.

Você pode tentar trabalhar em uma cafeteria, por exemplo. Ou dar uma caminhada na hora do almoço. Ou escutar música clássica enquanto trabalha. Cada pessoa tem seu jeito de ser mais criativo e mais eficiente. Você só precisa descobrir o seu!

Essas dicas vão ajudá-lo a ser mais criativo, e essa criatividade vai ajudar a melhor a sua rotina como funcionário e como pessoa!

Deixe uma resposta