Como se planejar para empreender?

Comentarios:

Home Pra Carreira
jovem-empreendedor

O empreendedorismo vem crescendo muito no Brasil nos últimos tempos. Muitas pessoas pensam em abrir o próprio negócio e, por muitas vezes, querem fazer isso ainda jovens. Mas empreender requer um bom planejamento e preparo para dar certo.

Independentemente da sua área de escolha, o empreendedorismo sempre apresenta riscos. Estar preparado para isso diminui a possibilidade de cair em armadilhas que farão seu negócio afundar antes mesmo de começar.

Confira abaixo algumas dicas para se planejar para empreender!

Decida seu tipo de negócio

O primeiro passo para começar a empreender é saber no que quer empreender. Qual será seu mercado de atuação? Onde você vai investir? Nesse momento, é importante se conhecer, saber o que você gosta de fazer e o que faz de melhor. Assim, você pode aplicar suas melhores características no seu futuro negócio. A melhor dica é fazer algo com que você já está habituado e não tentar algo novo demais.

Por exemplo, se você gosta de confeitaria, pode abrir um negócio para vender doces. Por outro lado, se você nunca se aventurou na cozinha, investir nesse ramo só vai trazer problemas.

Estude o mercado

Estudar seu mercado de atuação é a chave para ter resultados positivos. Pesquise, descubra as tendências, saiba quem são seus concorrentes e preste atenção no que os clientes desejam. Assim, você sempre terá ideia de como alavancar sua empresa e para onde ela está indo. Investir sem estudar o mercado é, basicamente, oferecer um serviço que você não sabe se seu cliente quer. Não faça isso.

Planeje seu orçamento

Não é preciso dizer que empreender exige um investimento considerável, então é importante que você esteja preparado financeiramente para manter seu negócio. Comece com um investimento mínimo, mas mantenha sempre uma reserva. Não se esqueça de sempre manter esse planejamento no papel, para ter certeza de onde está indo seu dinheiro e o quanto exatamente você está recebendo.

Invista no marketing para começar

Conquistar seus primeiros clientes é crucial para o desenvolvimento de sua nova empresa. Para chamar a atenção de consumidores em potencial, estude seus perfis, saiba identificar seu público e descubra o que eles esperam de um negócio como o seu. Depois, invista em marketing. Não precisa ser nada grande ou caro – uma página no Facebook, com um bom conteúdo e boas imagens, pode dar conta do recado.

Esteja preparado para errar

Ninguém escapa da possibilidade de errar no mundo dos negócios. Seria besteira achar que é possível planejar o empreendimento perfeito e que nada vai dar errado em sua empresa. Por isso, esteja preparado para cometer erros e encare-os com positividade: errar é só uma maneira de aprender a fazer melhor. Observe, também, o que dá certo e errado para os seus concorrentes, para saber o que fazer com o seu negócio.

O mundo do empreendedorismo é cheio de possibilidades, mas também cheio de riscos. Quanto mais você souber se planejar e organizar, menos riscos correrá. O planejamento é a chave do sucesso de todo grande empreendedor!

Deixe uma resposta