Como lidar com as distrações digitais?

Comentarios:

Home Pra Carreira
distracoes-digitais

A tecnologia, apesar de trazer inúmeros benefícios para todos, acaba dificultando algumas tarefas importantes no nosso cotidiano. Temos tantas informações para ler e formas de interagir que, quando precisamos nos concentrar em uma só tarefa, temos muita dificuldade. Sempre dá aquela vontade de conferir os e-mails, responder as mensagens, procurar uma notícia…

As distrações digitais são cada vez maiores e mais presentes. Enquanto antes tínhamos só os e-mails, agora temos as notificações de aplicativos também, mais instantâneas ainda. Para quem precisa estudar ou trabalhar em um computador, fica ainda mais complicado, com toda a informação disponível na ponta dos dedos. Como lidar com essas distrações?

O problema das distrações

Clifford Nass, pesquisador da Universidade de Stanford , foi o primeiro a fazer pesquisas sobre como o ser humano interage com a tecnologia. Uma delas foi um estudo em que as pessoas realizavam várias atividades ao mesmo tempo – falar ao telefone, ver televisão, trabalhar no computador etc. O resultado não foi bom: na verdade, as pessoas passavam de uma tarefa para a outra rapidamente, em vez de realizá-las ao mesmo tempo, e não conseguiam dar a atenção devida a nenhuma delas.

Em alguns casos, as distrações não são tão negativas, como no aprendizado de habilidades motoras. “Quando pilotos estão aprendendo a lidar com situações de emergência, é melhor que eles o façam enquanto estão cercados por distrações”, diz o psicólogo Joo-Hyun Song, da Universidade de Brown.

Como lidar com as distrações online?

Sabendo que as distrações podem ser prejudiciais para quem está trabalhando ou estudando, temos que aprender maneiras de lidar com elas. Essas são algumas:

Faça suas anotações no papel

Muitos estudantes fazem anotações da matéria no computador. Mas fazer manualmente, com papel e caneta, é melhor. Estudos afirmam que, escrevendo à mão, as pessoas pensam mais sobre o que escrevem. Além disso, você fica longe do computador – e das outras distrações que ele traz!

Use as distrações ao seu favor

Pessoas que se distraem muito facilmente podem usar as distrações para se concentrar. Parece estranho, mas é verdadeiro: se focar demais em ficar concentrado pode ser uma distração maior! Por isso, se você se distrai facilmente, tente ouvir música em volume baixo enquanto estuda ou trabalha.

Elimine as fontes de distrações

Quando precisar se concentrar, elimine as fontes de distrações. Se não precisar do computador, desligue-o. Coloque o celular no silencioso e deixe-o em outra sala. Se for necessário e possível, desligue a internet. Não dê oportunidade para tudo isso distrai-lo.

Planeje-se

Se você não consegue ficar muito tempo sem ver seus e-mails ou redes sociais, planeje um tempo para isso. Use seus intervalos do trabalho ou dos estudos para responder mensagens ou conferir as novas publicações dos seus amigos. Mas de olho no relógio: é só o tempo do intervalo e nenhum minuto a mais! Depois, volte a se concentrar no que precisa fazer.

Mesmo que pareça uma tarefa impossível com a quantidade de notificações que aparem nos nossos celulares em poucos minutos, faça um esforço para se desconectar nos momentos de concentração. Sua produtividade agradece!

Deixe uma resposta