Como escolher a melhor faculdade para você?

Comentarios:

Home Pra Estudar
melhor-faculdade-pra-voce

Sem dúvidas, escolher que carreira seguir é uma missão para lá de desafiadora. Mas mesmo quem já sabe exatamente o que quer pode ter que encarar outras decisões difíceis antes de ingressar no Ensino Superior!

A principal delas é escolher a melhor faculdade para prosseguir com os estudos. Descubra o que você precisa levar em conta para garantir uma boa formação no nosso post de hoje.

Busque pela nota do Ministério da Educação

Toda instituição de Ensino Superior deve ser credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para que o diploma tenha algum valor. Portanto, acesse o site da pasta e procure pelas faculdades que você tem em vista.

Por sua vez, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos formandos e dá uma boa ideia sobre a qualidade dos cursos nos quais você pensa em ingressar. Vale a pena conferir.

Converse com pessoas que já estudaram lá

Já reparou como os números são frios e não dão conta da complexidade do mundo? Bem, isso também se aplica às avaliações como a que o Enade faz! Então, não se limite apenas a elas para tomar a sua decisão.

Uma boa ideia é conversar com pessoas que já passaram pelos cursos em questão. Descubra quais são as qualidades, os defeitos e, principalmente, como é a aceitação do diploma no mercado de trabalho.

Avalie a grade curricular e o corpo docente

Os sites oficiais dos cursos podem ser boas fontes de informação para você. Muitas instituições disponibilizam as grades curriculares on-line, então é possível checar se as matérias são atuais e condizem com as suas expetativas.

A qualificação dos professores dos cursos também é um aspecto que merece consideração. Normalmente, os corpos docentes de faculdades conceituadas são formados por mestres e doutores.

Conheça a infraestrutura

As instalações físicas da faculdade são tão importantes quanto uma boa grade curricular e um corpo docente qualificado! Caso tenha tempo, faça visitas às faculdades nas quais pensa em ingressar.

Salas de aula confortáveis, equipamentos de ponta e bibliotecas atualizadas não podem faltar. Também é interessante avaliar se as instituições contam com restaurantes, lanchonetes e espaços de convivência.

Verifique as atividades extracurriculares disponíveis

Sua formação não deve se limitar ao que os professores ensinam nas aulas! Para ter sucesso na carreira acadêmica ou no mercado de trabalho, é preciso fazer estágios, participar de eventos e fazer cursos extras.

Em todos esses casos, sua faculdade deve se apresentar como uma facilitadora.  Instituições que se preocupam com todos os aspectos que envolvem a formação de seus alunos merecem mais consideração da sua parte.

Considere a localização

Muitos jovens mudam de cidade ou mesmo de estado para cursar a faculdade dos sonhos e acabam gastando mais por causa disso. No entanto, quem prefere continuar onde está também precisa se preocupar com a localização!

Se você mora longe do campus, calcule o tempo necessário para o deslocamento e os gastos com o meio de transporte. Às vezes, pode compensar mudar para um lugar mais próximo ou escolher outra faculdade.

Pense no valor da mensalidade

Você conseguiu chegar a uma conclusão sobre qual faculdade escolher depois de aplicar todas as nossas dicas? Parabéns! Mas caso a instituição em questão seja particular, também é preciso avaliar se a mensalidade cabe no seu bolso.

Por sorte, algumas das melhores faculdades oferecem descontos, bolsas e programas de financiamento. Nesse último caso, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Crédito Universitário Pravaler são os mais indicados.

Agora que você já sabe como escolher a melhor faculdade, que tal compartilhar essas dicas com os seus amigos nas redes sociais?

Deixe uma resposta