Como conseguir um emprego em uma nova cidade?

Comentarios:

Home Pra Carreira
emprego-em-outra-cidade

Em plena crise econômica, conseguir um bom emprego torna-se um desafio cada vez mais complexo, tanto para quem está buscando a primeira colocação quanto para os profissionais mais experientes. Neste contexto, tentar um emprego numa cidade diferente de onde moramos pode ser uma opção interessante. Se você está disposto a partir para esta mudança, este post é para você. Vamos abordar algumas dicas que aumentam suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos numa nova cidade.

As agências de emprego e uma boa parte das empresas preferem candidatos locais – ou seja, o endereço da pessoa acaba servindo como filtro na seleção dos currículos. A razão disso é que eles partem do princípio de que a contratação de alguém que mora em outra cidade pode significar custos maiores, como por exemplo, com a mudança do profissional escolhido e sua família ou até mesmo auxílio aluguel nos primeiros meses depois da contratação.

Cabe a você desmistificar esta impressão. Deixe claro no seu currículo e na sua carta de apresentação que você não somente está disposto a mudar de cidade caso consiga aquele emprego, mas também a arcar pessoalmente com os custos da mudança na sua totalidade. Mas esta é apenas uma dica para que você consiga uma colocação em outra cidade…

Veja mais dicas para trazer um emprego em outra cidade para mais perto de você:

Pesquise, pesquise e pesquise

Não economize no tempo dedicado à pesquisa sobre as empresas que estão com vagas abertas em cidades diferentes da que você mora atualmente. A internet tem um mundo de informações para serem analisadas e também sites de busca que facilitam essa tarefa. Uma recomendação é começar olhando rankings das melhores empresas para você trabalhar. Faça uma lista dessas empresas que comprovadamente oferecem não somente bons salários, mas também benefícios, treinamentos, oportunidades de crescimento e bom ambiente de trabalho.

Se esforce para falar com alguém da empresa escolhida

Depois de mandar seu currículo, tente um contato por telefone ou e-mail. Se não conseguir falar diretamente com os funcionários dos Recursos Humanos, arrisque um contato na área onde tem uma vaga de emprego para o seu perfil. Explique para o seu contato que você está disposto a trocar de cidade e mostre com exemplos práticos que você se informou sobre o novo município. Geralmente, as pessoas recebem com simpatia aqueles que gostam da cidade pretendida.

Fortaleça relações pessoais e profissionais

Atualize sempre sua rede de contatos e mostre para todos que você está animado a mudar de cidade em busca de um novo emprego. Use e abuse das redes sociais, principalmente do LinkedIn. Procure ali contatos dos seus contatos que possam ajudar com dicas sobre a cidade e a empresa na qual você quer se candidatar. Isso ajuda muito na hora da decisão sobre a contratação e também, depois, para você, já contratado, superar as barreiras e as dificuldades iniciais de começar a viver numa nova cidade.

Procure cidades que têm mais empresas no setor em que você atua

Outra recomendação é quanto a você investir energias nas cidades e nas empresas que você se identifica por causa de suas habilidades mais específicas. Por exemplo, você estudou moda, gosta desta temática e pode se dar bem se arrumar um emprego numa empresa de confecção. Para isso, talvez as empresas do Sul – especialmente em Santa Catarina – tenham oportunidades para você. Agora, se além de mudar de cidade você pretende também mudar de área de atuação, pense em se especializar em outro assunto. Estude, se capacite e vá em frente em busca do seu emprego dos sonhos!

Está decidido a mudar de cidade? Então, siga as nossas dicas, se dedique bastante na busca de um novo emprego, não desanime e boa sorte!

Deixe uma resposta