Adoro computadores. O que devo estudar?

Comentarios:

Home Pra Estudar
curso-para-quem-gosta-de-computadores

A tecnologia está em todo o lugar. Nós a utilizamos para estudar, trabalhar, nos divertir e nos comunicarmos uns com os outros. Por isso, dá para dizer que todos nós gostamos pelo menos um pouco de mexer em computadores. Porém, alguns de nós só se interessam pelo básico – como acessar redes sociais e utilizar e-mails -, enquanto outros gostam de se aprofundar no uso de computadores e tirar o máximo de proveito do que a tecnologia oferece.

Se você é desse segundo grupo, pode estar considerando fazer um curso relacionado a computadores na faculdade. Para a sua sorte, existem muitas opções! Como a informática é cada vez mais presente em nossas vidas, os cursos que existem – técnicos, tecnólogos e bacharelados – cobrem muitas especializações da área.

Hoje, vamos apresentar quatro cursos que podem ser encontrados com facilidade e que você, que ama computadores, vai adorar conhecer!

Sistemas da Informação

Como se fosse uma administração da informática, esse curso é mais focado na área de planejamento e desenvolvimento de sistemas da informação. Nesse curso, se usam conhecimento das áreas de negócios e administração, além de disciplinas de linguagem de programação e análise de sistemas, para auxiliar no desenvolvimento e suporte de softwares. O foco é ajudar no desenvolvimento e organização das empresas através da informática.

Ciência da Computação

Esse curso é mais focado no planejamento e criação de programas de informática. Os cientistas da computação analisam as necessidades dos clientes, desenvolvem softwares ou aplicativos, lideram equipes e instalam os programas. Eles também podem dar assistência aos usuários dos programas. O curso usa muita matemática, então você deve se preparar para muitas disciplinas de cálculo. Além disso, você vai estudar hardwares, softwares, linguagens de programação, banco de dados… Em alguns casos, disciplinas de empreendedorismo e administração estão incluídas no currículo.

Engenharia da Computação

A Engenharia e a Ciência da computação têm muitas disciplinas em comum. Porém, a Engenharia se diferencia por ser focada no desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos. Para simplificar, poderíamos dizer que a Engenharia cuida dos hardwares, enquanto a Ciência cuida dos softwares. Um engenheiro da computação está habilitado a desenvolver, projetar e implementar hardwares, auxiliando as empresas a descobrir qual é o melhor equipamento e como ele deve ser usado.

Design de Games

Por último, um curso relativamente novo que já é um sucesso: o Design de Games é para quem quer desenvolver jogos eletrônicos, seja para computadores, celulares ou consoles de videogame. O profissional é habilitado para fazer pesquisas de mercado, analisar tendências, planejar e desenvolver jogos de acordo com o perfil do público-alvo. Um designer de games não se encarrega apenas do roteiro, mas também da imagem e do som dos jogos. No curso, além de disciplinas de informática e design, você também aprende sobre empreendedorismo e administração.

Esses são quatro cursos que você pode fazer se gosta de passar o seu tempo na frente do computador. Mas não se limite: ainda existem muitos cursos diferentes na área da informática. E, do jeito que ela se desenvolve a cada dia, vão surgir ainda muitos outros!

Deixe uma resposta