A arte do feedback

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Uma das partes mais importantes de trabalhar em equipe – em um time, projeto ou empresa – é saber como lidar com as opiniões das outras pessoas. O feedback pode ser resumido assim: uma opinião analítica de alguém sobre o trabalho ou atitude de outra pessoa. E ele pode aparecer em várias situações no ambiente de trabalho.

Um líder de equipe ou chefe de empresa constantemente deve dar feedbacks sobre o trabalho de seus funcionários, para que eles saibam se estão fazendo tudo certo e no que podem melhorar. Do mesmo modo, um funcionário pode dar seu feedback sobre o trabalho de um colega ou até mesmo sobre o trabalho do chefe.

Os feedbacks, quando dados e recebidos do jeito certo, ajudam o trabalho a melhorar e estabelecem uma relação de confiança entre a equipe. Mas qual é a maneira certa de fazer isso?

A arte de dar um feedback

Dar um feedback não precisa ser um processo estressante e preocupante. Quando você sabe o que está fazendo e se mantém honesto ao seu trabalho, com certeza pode dar um bom feedback. Para ficar mais seguro com sua avaliação, siga os passos seguintes:

Explique o que está avaliando

Comece mencionando em que contexto ocorreu o problema a que você está se referindo. Foi em um relatório, um projeto, uma reunião? Foi um conceito, uma atitude, uma discussão entre colegas?

Explique o problema

Diga qual foi o problema que encontrou no que estava avaliando. Explique o impacto que isso tem no projeto, relatório, contexto geral. Fale das consequências que esse problema pode trazer para o trabalho e porque deve ser evitado.

Proponha uma solução

Não dê um feedback crítico se não sabe como o problema pode ser consertado. Converse com a pessoa em questão e cheguem a um acordo. Ouça as opiniões dela e veja o que pode ser feito para que o problema não volte a se repetir.

O objetivo de dar um feedback é ajudar alguém a melhorar seu trabalho ou suas atitudes, e não fazer a pessoa se sentir mal, julgando-a. Inclusive, é possível fazer um feedback positivo, apenas incentivando alguém a continuar fazendo um bom trabalho.

A arte de receber um feedback

Um dos maiores problemas dos feedbacks é que a maioria das pessoas não está pronta para lidar com eles. Isso exige maturidade para entender que uma crítica não precisa ser pessoal e que, mesmo que você seja bom no que faz, sempre há espaço para melhorar e crescer. Essas são algumas dicas para aproveitar um feedback:

Valorize a oportunidade

Ter alguém analisando e avaliando seu trabalho é uma oportunidade de saber se tudo está saindo bem. Aproveite para descobrir quais são seus pontos fortes e no que você precisa melhorar. Agradeça quem deu o feedback.

Pense com cuidado

Quando recebemos uma crítica, o primeiro instinto pode ser rebater imediatamente, dizer que o outro não entendeu, ficar ofendido. Mas para aproveitar um feedback de verdade, o melhor a fazer é pensar com calma sobre o assunto. Avalie o que o outro tem a dizer e revise seu trabalho.

Não seja orgulhoso

Todos nós podemos mudar, crescer, nos superarmos no meio pessoal e profissional. Não se prenda a um orgulho que vai impedi-lo de ser melhor no futuro. Saiba admitir quando errou e cresça a cada dia mais.

Um bom feedback pode mudar sua vida profissional e ajudar toda a empresa a crescer. Faça do jeito certo e todos sairão ganhando!

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