A arte de conciliar trabalho e estudo

Comentarios:

Home Pra Carreira
trabalho_e_estudo

Muitos jovens decidem ingressar no mercado de trabalho antes da formatura na faculdade para pagar as despesas do curso. Porém, essa rotina pode ser muito mais puxada do que parece à primeira vista!

Quer saber como se destacar no trabalho e conseguir boas notas na faculdade? Confira as nossas dicas para conciliá-los da melhor maneira possível sem comprometer a sua saúde:

Comprometa-se com trabalho e estudo

De nada adianta assumir duas atividades altamente exigentes ao mesmo tempo se você não conseguir ter um bom aproveitamento em ambas, não é mesmo? Portanto, comprometimento é fundamental!

Caso sinta dificuldades em dar o seu melhor, é preciso reavaliar toda a situação. Na maioria dos casos, buscar um trabalho com jornada flexível ou fazer matrícula em menos matérias na faculdade costuma bastar.

Converse com chefes e professores

Muitas pessoas sentem vergonha em expressar as próprias dificuldades e acabam se colocando em situações difíceis. Se o dia a dia de quem concilia trabalho e estudo já é difícil, imagina quando o fim do semestre chega?

Por isso, é importante conversar com chefes e professores com sinceridade sobre esse momento da sua vida. Demonstre seu interesse em fazer tudo da melhor maneira e pergunte se eles podem ajudar de alguma maneira.

Crie um cronograma semanal

Aproveite o início da noite de domingo para listar todas as atividades que você precisa realizar ao longo da semana e criar um cronograma para acomodá-las. Você pode montar uma planilha com dias e horários para facilitar a visualização.

Dependendo do nível de dificuldade do seu curso ou do número de matérias, é interessante reservar pelo menos duas horas diárias para os estudos. Assim, você não deixa que o conteúdo se acumule.

Aproveite seu tempo ao máximo

Quem mora em grandes cidades pode acabar perdendo tempo e paciência no trânsito. Se você usa o transporte público, que tal aproveitar o deslocamento para realizar algumas atividades?

Esse momento pode se tornar mais prazeroso se você adiantar alguma leitura obrigatória do curso ou resolver pequenas pendências, como responder e-mails, reorganizar seu cronograma ou discutir aquele trabalho em grupo.

Use a tecnologia a seu favor

Que atire a primeira pedra quem nunca deixou alguma atividade importante de lado para jogar conversa fora no Facebook, emendar vídeos no YouTube ou fazer maratona de séries no Netflix!

No entanto, a tecnologia não é uma inimiga natural de quem precisa conciliar trabalho e estudo. Existem vários aplicativos que podem otimizar a sua rotina e o seu aprendizado. Coursera, Evernote e Wunderlist são bons exemplos.

Reserve períodos para relaxar

Muita gente negligencia os períodos de descanso por achar que eles podem ser melhor empregado no adiantamento de alguma atividade. Contudo, eles são essenciais para manter a sua produtividade a longo prazo!

Procure dormir pelo menos oito horas por dia, pratique exercícios físicos e aproveite os intervalos diários para se alimentar bem. Também não se esqueça de reservar algumas horas no fim de semana para curtir a família e os amigos.

Você tem alguma outra dica para quem precisa aprender a conciliar trabalho e estudo? Então, compartilhe-a com os demais leitores na nossa caixa de comentários!

Deixe uma resposta