7 dicas para se destacar em um processo seletivo

Comentarios:

Home Pra Carreira
para-se-destacar-entrevistas

Com a crise política e econômica, o número de desempregados cresceu expressivamente no Brasil nos últimos anos – no primeiro semestre de 2017 eram mais de 14,2 milhões, segundo o IBGE. No entanto, a falta de colocação ou experiência profissional não deve virar motivo de desânimo! Confira algumas dicas para potencializar seu preparo e se destacar em um processo seletivo:

1 – Busque qualificação

Ficar parado é o principal erro que um desempregado pode cometer. Portanto, levante-se do sofá e busque qualificação! Matricule-se em um curso, estude outro idioma ou participe de eventos. Também vale a pena acompanhar portais de notícias e blogs para se manter informado sobre a sua área. Demonstrar força de vontade é um ponto positivo em qualquer processo seletivo.

2 – Pesquise sobre a empresa

Muitas pessoas se inscrevem em todas as vagas que aparecem, sem considerar os requisitos ou estudar as empresas mais a fundo. Porém, a máxima de que qualidade é mais importante que quantidade também se mostra verdadeira quando falamos em busca por emprego. Envie seu currículo apenas quando se sentir seguro, aprenda mais sobre a organização e demonstre isso na entrevista.

3 – Deixe a timidez de lado

A dificuldade de se expor pode atrapalhar bastante durante um processo seletivo. Por isso, é importante traçar estratégias para superar esse obstáculo e demonstrar segurança. Conhecer a empresa e pensar nas respostas para as perguntas mais comuns costuma funcionar, mas quem tem um problema sério de timidez deve considerar a possibilidade de buscar ajuda profissional.

4 – Apresente-se como a solução

Às vezes tomamos conhecimento de vagas que parecem feitas para nossos objetivos profissionais e qualificações, não é mesmo? Quando isso acontecer e você for chamado para o processo seletivo, procure demonstrar os motivos pelos quais pode ser a solução para o que a empresa busca. Vale até estudar o mercado de atuação da companhia para argumentar de forma embasada.

5 – Seja sincero

Várias pessoas ficam inseguras quando o recrutador faz perguntas delicadas e acabam tentando maquiar a verdade. O resultado geralmente é uma resposta clichê, que não faz com que o candidato se destaque no meio da concorrência. Caso se sinta desconfortável com alguma questão, dê uma resposta objetiva, mas preze pela sinceridade.

6 – Use exemplos reais

Outro truque para fugir das respostas genéricas e se destacar em um processo seletivo é se apoiar em acontecimentos reais. Fale sobre seus principais projetos, experiências e resultados – seja como estudante ou profissional. Conte uma história rica em detalhes e demonstre como suas competências podem ser úteis à empresa. Com certeza você será lembrado pelo recrutador.

7 – Demonstre interesse

Cuidado para não transmitir desinteresse durante o processo seletivo. Pode parecer bobagem dizer isso, mas muitas pessoas se comportam em entrevistas de emprego como se não se importassem o suficiente para fazer um esforço. Domine a linguagem corporal e aproveite as oportunidades que tiver para fazer perguntas que demonstrem sua intenção de conquistar a vaga.

Você usa outras técnicas para se destacar em um processo seletivo? Compartilhe-as com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta