6 competências profissionais que você precisa desenvolver

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competências profissionais que você precisa desenvolver

O mercado de trabalho é cada vez mais exigente. Enquanto antes se exigia uma boa formação profissional, hoje se exigem características e competências específicas dos profissionais. Não basta apenas ter o conhecimento prático: é necessário saber usá-lo, compartilhá-lo e fazê-lo útil para sua empresa e comunidade.

Para ser um profissional bem cotado no mercado de trabalho, essas são algumas competências que você deve desenvolver:

1 – Liderança

Ser um líder competente e responsável pode ser o que o diferencia você dos outros candidatos em uma entrevista de emprego. Desenvolva as habilidades de um líder sabendo gerenciar um grupo, sendo um bom comunicador, sabendo se expressar e resolvendo conflitos com imparcialidade e justiça. Um bom líder reconhece os pontos fortes e fracos em todos os membros de sua equipe – inclusive em si mesmo.

2 – Sociabilidade

Um bom profissional não pode ser apenas um bom líder. Ele deve saber lidar com todas as pessoas – inclusive com seus colegas de mesma hierarquia e com seus chefes. Pessoas que sabem manter bons relacionamentos interpessoais são muito mais agradáveis como colegas e parceiras. Desenvolva sua sociabilidade se preocupando com o bem-estar daqueles com quem trabalha.

3 – Criatividade

O que as empresas mais precisam atualmente é de pessoas que consigam criar soluções e respostas inovadoras para seus problemas. Funcionários criativos fazem a empresa crescer e evoluir, estando sempre um passo à frente. O grande segredo para ser sempre criativo é se arriscar mais – perguntar, estudar, ser proativo, ousar. Não tenha medo dos erros: você nunca vai acertar se não tentar.

4 – Conhecimentos de marketing

Ainda que as empresas tenham um setor para isso, atualmente a maioria dos profissionais precisa ter algum conhecimento de mídias sociais ou brading. Nesse caso, não tem jeito: você deve procurar cursos que ensinem o básico de marketing para poder aplicá-lo em seu trabalho. Isso é essencial porque todas as funções dentro de uma empresa são interligadas e, como o público é o objetivo final, saber atrai-lo é uma responsabilidade de todos.

5 – Mentalidade global

Pode parecer redundante, mas o mundo está cada vez mais global. É difícil que algo seja uma coisa só – seu celular é um computador, sua televisão acessa a internet e seu tablet é um leitor de livros. É assim também no mercado de trabalho, e quem se propõe a ter as competências de um bom profissional deve ter uma mentalidade global. Não só é importante saber sobre marketing, mas é essencial estar atualizado sobre política, cenário econômico, relações internacionais, etc.

6 – Resiliência

O mercado de trabalho já está saturado de funcionários que só fazem o que podem e desistem dos seus objetivos na primeira dificuldade. Resiliência é a capacidade de sobreviver às adversidades. Desenvolva essa competência olhando para seus problemas como oportunidades – para crescer, aprender e ser ainda melhor no futuro. Aquilo que parece um obstáculo, no fim das contas, pode ser um degrau para alçar voos mais altos.

Com essas competências e com muito estudo, você se tornará o tipo de profissional que todos querem ter em sua empresa. Algumas não são tão fáceis de desenvolver, mas o esforço valerá a pena – para você e para sua empresa!

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