6 coisas que podem passar uma imagem errada no trabalho

Comentarios:

Home Pra Carreira
6 coisas que podem passar uma imagem errada no trabalho

O ambiente de trabalho é um local cheio de regras, desde o horário para chegar até o código de vestimenta. No entanto, algumas dessas regras não são explícitas – o que não quer dizer que você não terá problemas se deixá-las de lado. Alguns comportamentos são vistos como prejudiciais e não conhecê-los pode fazer com que você passe uma impressão ruim sem querer.

Se você não quer dar a ideia errada no ambiente de trabalho, é bom estar atento a pequenas atitudes que podem comprometer sua carreira e impedir que você cresça. Veja abaixo algumas coisas que passam uma má impressão:

 

1 – Não se abrir para novas ideias

Não há nada mais desestimulante do que trabalhar com alguém de mente fechada. Uma pessoa assim não acata sugestões, querendo sempre que tudo seja exatamente do seu jeito e, muitas vezes, se recusando a trabalhar quando é contrariada. É um perfil que não consegue trabalhar em equipe. Para não ser assim, procure escutar o que seus colegas têm a dizer e mostre que a opinião deles também é relevante no trabalho.

2 – Ser muito tímido

Ainda que timidez seja uma característica da personalidade de alguém, ser tímido demais pode trazer problemas no ambiente de trabalho. Se você fala muito pouco, isso pode ser interpretado como falta de interesse. Um funcionário que não se manifesta e não dá sua opinião sobre nada pode ser visto como desmotivado.

Por isso, mesmo que você seja tímido, se esforce para falar um pouco, mostrar suas ideias e participar da empresa como um todo. Assim, todos vão entender que você é tímido, mas quer se envolver e se importa com o trabalho.

3 – Não controlar suas emoções

O ambiente de trabalho tem muitas situações difíceis de lidar – uma desavença com um colega, um projeto que não foi aprovado, etc. Saber lidar com isso sem se descontrolar emocionalmente é essencial.

Todos podem ter dias ruins e, vez ou outra, acabam descontando os problemas em colegas que não têm nada a ver com isso. Porém, isso não pode ser corriqueiro. Seus colegas não querem conviver com alguém que pode explodir de raiva a qualquer minuto.

4 – Espalhar boatos

Um dos maiores problemas do ambiente de trabalho é a fofoca. Ela acaba com relacionamentos entre colegas e pode levar à demissão de alguém que espalhou um boato mais maldoso. Por isso, tome muito cuidado com o que fala de seus colegas. Mesmo que todos estejam comentando algo maldoso, mantenha-se afastado. É melhor passar temporariamente por antissocial do que sujar sua imagem como um fofoqueiro.

5 – Fazer comentários muito pessoais

Tudo bem que, muitas vezes, não foi você que começou: uma colega pintou o cabelo e pergunta o que você acha, o gerente está se vestindo diferente e quer sua opinião, etc. E você não precisa gostar de tudo. Mas, nessas ocasiões, uma mentira pequena não vai afetar sua integridade e pode salvar sua imagem no ambiente de trabalho.

Por isso, quando não gostar da aparência de alguém que pediu sua opinião, você pode fazer um comentário genérico como “que legal” ou “é diferente”. Tente se manter imparcial.

6 – Não ter senso de humor

Senso de humor é essencial dentro de uma empresa. São muitas pessoas desempenhando muitas funções. Seria insuportável se todos fossem mal-humorados. Você não precisa contar piadas o tempo todo, mas tente rir um pouco, se divertir com o trabalho, fazer comentários leves e não se deixar abalar pelos problemas enfrentados no dia a dia. Isso é ter bom humor.

Evitando esses comportamentos, você passa uma imagem melhor no trabalho – a de alguém motivado, honesto e feliz com o que faz!

Deixe uma resposta