5 mitos sobre finanças pessoais

Comentarios:

Home Pra Economizar
Finanças pessoais

Cuidar das finanças pessoais é uma habilidade que vem sendo cada vez mais procurada. Em um momento de crise financeira, as pessoas começam a se preocupar mais com o que devem gastar para não ver a conta no vermelho no fim do mês e, assim, procuram tudo o que podem sobre finanças pessoais.

O problema é que alguns mitos sobre finanças pessoais são espalhados pelo senso comum e muitos acabam tendo problemas por causa deles. É importante não cair nessas armadilhas para ficar com a vida financeira em dia! Confira os principais mitos sobre finanças pessoais e a verdade sobre cada um deles:

1 – “Se eu gasto o mesmo que recebo, não tem problema”

Um dos grandes erros na administração das finanças pessoais é acreditar que, se você gasta tudo o que recebe e nem um real a mais, não tem problema. Afinal, você não está gastando mais do que recebe – o que seria o problema real. Mas, apesar disso parecer inofensivo, pode causar problemas no futuro.

É muito importante que você sempre economize algum dinheiro para emergências e problemas futuros. Se sua fatura do cartão de crédito cobra todos os meses o valor do seu salário, como você vai pagá-la se for demitido? E se o carro estragar? E se você ficar doente? É muito importante ter uma reserva. Portanto, gaste sempre menos do que recebe.

2 – “Eu economizo o dinheiro que sobra todos os meses”

Ainda que essa economia seja melhor do que nenhuma economia, perceba que há sempre um problema por trás dela: e se não sobrar dinheiro nenhum? Por isso, a economia deve ser levada a sério. Planeje o quanto você pode economizar por mês e seja fiel a esse valor. Pense nisso como uma conta a ser paga todos os meses e, quando o salário cair, pague-a imediatamente.

3 – “É impossível economizar com tantas dívidas”

Essa é uma desculpa comum de quem não tem controle financeiro. É claro que cada um vive uma situação diferente e nem sempre é possível seguir à risca seu plano de economia. Mas se você tiver seu fundo de emergência, mesmo os imprevistos serão controlados com facilidade.

Se você souber como administrar suas finanças, não terá problemas com as dívidas. Caso você tenha dívidas a pagar, faça uma lista com todas elas hoje mesmo e se planeje para pagá-las, calculando o quanto deve economizar.

4 – “O cartão de crédito é um grande inimigo”

Mesmo que isso tenha um fundo de verdade, sempre depende de como você usa seu cartão de crédito. Ele é muito perigoso quando nos baseamos no limite e gastamos mais do que temos. Lembre-se de que o limite do cartão de crédito é algo que você precisa pagar quando gastar, não um dinheiro extra que o banco oferece de boa vontade.

Se você não utilizar o cartão de crédito para fazer dívidas impensadas e acumular parcelas, ele pode sim ser um grande aliado! Afinal, algumas contas são mais difíceis de fazer à vista e alguns produtos têm descontos quando comprados no cartão.

5 – “Investimento é só para quem tem muito dinheiro”

Muitas pessoas acreditam que só quem é rico pode investir seu dinheiro. Não poderia ser menos verdade: com valores a partir de R$ 30, você já pode entrar no Tesouro Direto. A poupança nem mesmo tem um limite inicial. Alguns fundos de investimentos têm cotas a partir de mil reais. Você só precisa conferir o que é melhor para seus interesses.

Não caia mais nesses mitos sobre finanças pessoais e fuja das desculpas para não se planejar e economizar. Sua vida financeira ficará muito mais simples e organizada!

Deixe uma resposta