5 dicas para se dar bem no vestibular de meio de ano

Comentarios:

Home Pra Estudar
vestibular

Quem concluiu o Ensino médio e não entrou na faculdade de primeira não precisa esperar um ano inteiro para tentar novamente! Muitas universidades de qualidade são adeptas do vestibular de meio de ano.

A instituição dos seus sonhos é uma delas? Então, você precisa aprender a se preparar para esse tipo de processo seletivo! Confira as nossas dicas para garantir a sua aprovação:

1 – Considere as suas opções

Atualmente, existem várias formas de ingressar no Ensino Superior. A principal delas ainda é prestando o vestibular tradicional, em que todos os candidatos fazem as provas no mesmo dia e o resultado sai algumas semanas depois.

Outra opção bacana – disponível especialmente em universidades particulares – é o vestibular agendado. Nesse caso, o candidato pode escolher o dia e a hora que julgar mais convenientes para realizar as provas.

Também é possível usar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior para conquistar a tão sonhada vaga! Basta conferir se a instituição de ensino desejada trabalha com essa modalidade de ingresso.

2 – Estude o vestibular em questão

Cada universidade tem suas características quando o assunto é vestibular. Ter isso em mente e conhecer o formato da prova da instituição na qual você deseja passar é tão importante quanto estudar os conteúdos das suas apostilas.

Antes do vestibular de meio de ano, baixe provas de semestres anteriores e tente resolvê-las dentro do tempo estipulado pelos editais. Também aproveite para conversar com professores sobre os assuntos que costumam ser cobrados.

3 – Fique por dentro das atualidades

Se você faz cursinho desde o início do ano, provavelmente seus professores já falaram diversas vezes sobre a importância de se manter atualizado para prestar um bom vestibular, não é mesmo? Mas não custa reforçar!

Nas semanas anteriores ao vestibular de meio de ano, dedique um tempo maior das suas horas de estudos para as atualidades. Acompanhe portais jornalísticos, veja noticiários na TV e, se possível, leia editoriais de jornais ou revistas.

4 – Prepare seu psicológico para o vestibular de meio de ano

Como o tempo de preparação para o vestibular de meio de ano é menor, o candidato que deseja fazer bonito nas provas não pode deixar que o seu psicológico seja afetado pela carga altamente concentrada de estudos.

Procure manter a sua rotina organizada e não se esqueça de programar alguns momentos de puro relaxamento – que são extremamente importantes para manter a cabeça fresca e acabar não adoecendo.

Caso a aprovação não venha, não deixe que isso abale a sua confiança para encarar o segundo semestre. Aproveite todas as provas que fizer – sejam elas valendo ou não – para aprimorar os seus conhecimentos.

5 – Faça uma boa revisão

Mesmo que o tempo de preparação para o vestibular de meio de ano seja reduzido, é importante reservar as semanas anteriores à prova para fazer uma boa revisão dos conteúdos.

Uma boa estratégia para não gastar muito tempo com isso é revisitar apenas os conteúdos mais importantes de cada disciplina. Mais uma vez, a orientação de professores pode ser de grande ajuda.

Você tem alguma outra dica para quem pretende encarar o vestibular de meio de ano? Compartilhe-a com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta