4 coisas que uma boa faculdade deve ter

Comentarios:

Home Pra Estudar
happy-student-for-web2

O Brasil tem muitas instituições de ensino superior. Federais, estaduais, privadas, novas e antigas. Cada vez mais grupos vêm abrindo universidades e, assim, fica cada vez mais difícil de decidir em qual universidade fazer seu curso.

Mesmo que muitas vezes possamos fazer a escolha pelos cursos e currículos oferecidos, quando temos opções, é difícil dizer qual é a melhor só olhando para as disciplinas oferecidas. Por isso, o melhor caminho é examinar com cuidado se a faculdade oferece benefícios sólidos para os alunos. Por exemplo:

1 – Oportunidades de expandir seus conhecimentos

Uma boa faculdade preza pela expansão de conhecimentos dos alunos, evolvendo-os em atividades práticas que oferecem uma amostra de seu dia-a-dia profissional e em pesquisas que o incentivem a aumentar o campo de conhecimento. Por exemplo, boas universidades desenvolvem pesquisas e oferecem bolsas para os alunos que querem ajudar nesses projetos.

Do mesmo modo, uma boa faculdade pode oferecer programas de estágio – até mesmo com convênios com empresas! –, programas de trainee para novos empreendedores e programas de expansão gerais, para que o aluno aprenda mais e compartilhe seu aprendizado com toda a comunidade.

2 – Programa de pós-graduação

Se a instituição em que você quer fazer seu curso tem uma pós-graduação na área em que você quer atuar, mais um ponto a favor dela. Não só porque, nesse caso, você já pode continuar seus estudos em um ambiente e com pessoas conhecidas, mas porque os estudos desenvolvidos na pós-graduação são compartilhados com todos, elevando a qualidade do ensino na instituição.

Você vai ter contato com mestres e doutores, vai poder assistir palestras e cursos feitos por e para eles, além de possivelmente compartilhar os mesmos professores. Quando uma faculdade tem pós-graduação, o desenvolvimento do aprendizado é constante.

3 – Uma boa infraestrutura

Uma boa faculdade deve oferecer condições físicas para que os alunos estudem em paz. Como são as salas da faculdade? As cadeiras estão inteiras? Os quadros são novos? Os laboratórios são modernos? As bibliotecas têm um bom acervo? Os cursos de tecnologia estão com seus aparelhos em dia? A faculdade oferece restaurante universitário?

Além dos recursos básicos – as instalações são limpas, arrumadas, bem cuidadas –, confira se o material usado por alunos e professores é atualizado, acessível e bem cuidado. Salas que têm computadores e projetores são um indicativo de aulas mais dinâmicas e envolvidas tecnologicamente.

4 – Oportunidade de intercâmbio

As melhores faculdades costumam dar oportunidade de intercâmbio para o exterior. São programas de convênio com universidades estrangeiras que permitem que alunos de fora venham para cá e alunos daqui embarquem para o exterior para estudar e conhecer uma nova cultura.

Apesar de existirem programas governamentais, é importante que a própria universidade ofereça programas assim. Quem sabe essa é a sua chance de conhecer o mundo e voltar com mais conhecimento na mala de mão?

Uma boa faculdade deve ser muitas coisas, mas o principal é que seja uma porta de entrada para o aluno. Uma porta que pode levar a muitos rumos diferentes, mas sempre ao destino em que o aluno deseja chegar.

Deixe uma resposta