10 motivos para você trabalhar durante a faculdade

Comentarios:

Home Pra Carreira Pra Estudar
trabalhar-enquanto-faz-faculdade

Nem sempre os pais podem arcar com os custos da faculdade dos seus filhos. Por isso, é bastante comum que os estudantes conciliem os estudos com o trabalho. Conseguir administrar as responsabilidades da faculdade com uma atividade profissional será importante para que o profissional desenvolva seu senso de urgência e sua capacidade de gerenciamento de tempo.

10 motivos para você trabalhar enquanto cursa uma faculdade

1 – Senso de responsabilidade

Projetos para entregar, prazos para cumprir e temas novos para aprender. Olhando assim, poderíamos estar falando tanto sobre uma faculdade quanto de um trabalho. Sabe a razão? Porque ambas atividades exigem responsabilidade e comprometimento. Quanto maior este senso, melhor você se sairá no mercado de trabalho.

2 – Aplicação do conhecimento

Mesmo quando o trabalho não está diretamente ligado à área em que você está estudando, é sempre possível aproveitar o aprendizado adquirido na faculdade e utilizá-lo no ambiente profissional. Além de praticar o que está sendo aprendido – e, com isso, reforçar o aprendizado -, é possível ganhar mais visibilidade e crescer no trabalho ao demonstrar mais qualificações.

3 – Experiência profissional

Ao saírem da faculdade, muitos recém-formados se deparam com uma situação intrigante. Além da formação, os recrutadores exigem experiência. E aí, os quatro ou cinco anos dedicados somente a um curso podem implicar em perder uma oportunidade de trabalho.

4 – Gestão da rotina

No mercado de trabalho atual, saber se autogerenciar é muito importante. As empresas têm estruturas cada vez mais enxutas e, com o acúmulo de funções, nem sempre há tempo hábil para que o gestor repasse suas atividades diariamente. Um profissional que sabe gerenciar sua rotina com certeza será mais valorizado.

5 – Networking

Tanto na faculdade quanto no trabalho, você irá conhecer muitas pessoas. E, quanto maior seu círculo de amizades, maiores serão as possibilidades de você conseguir indicações de oportunidades em sua área quando se formar.

6 – Direcionamento da carreira

Em geral, o ambiente acadêmico é bastante diferente do profissional. Para optar entre uma carreira e outra, poder conhecê-las simultaneamente pode ajudar na comparação e na escolha entre seguir como pesquisador ou, por exemplo, como engenheiro dentro de uma grande empresa.

7 – Estágio

Em geral, as faculdades exigem a conclusão de um estágio para a validação do curso. Estar empregado pode facilitar o caminho até esta vaga, seja pelo networking criado ou pelas próprias oportunidades internas que a empresa pode vir a oferecer.

8 – Tema de estudo

Para concluir a faculdade, também é preciso entregar um trabalho de conclusão de curso, mais conhecido como TCC. Mas escolher o objeto de estudo nem sempre é uma tarefa fácil. Poder conciliar um projeto do trabalho com esta pesquisa pode não só solucionar a dificuldade em achar um tema como melhorar seu desempenho na empresa, levando a um reconhecimento.

9 – Remuneração

Mesmo que a faculdade seja paga pelos seus pais ou que você receba uma ajuda de custo, a remuneração sempre será bem vinda. Afinal, livros, viagens, impressões e cursos que serão mais viáveis.

10 – Desenvolvimento pessoal

O amadurecimento não pode ser medido, mas com certeza será resultado desta dupla jornada e fará diferença na sua vida pessoal e profissional.
Quer saber mais sobre os desafios da vida profissional e da vida universitária? Então, confira nossos outros posts sobre o tema!

Deixe uma resposta