VOCÊ TRABALHA E ESTUDA? SAIBA COMO LEVAR OS DOIS NUMA BOA!

Comentarios:

Home Pra Carreira Pra Estudar
Trabalho_estudo05

VOCÊ TRABALHA E ESTUDA? SAIBA COMO LEVAR OS DOIS NUMA BOA!

Por Equipe PRAVALER – 26/09/2014

Imagine que você está cursando uma graduação e surge uma ótima oportunidade de trabalho ou estágio em uma empresa. Você terá que dividir o seu tempo entre estudo e trabalho. Será que é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo, sem deixar a qualidade e o comprometimento cair em um dos dois lados? A boa notícia é que a resposta é sim, você pode trabalhar e estudar ao mesmo tempo! Mas para fazer as duas atividades com qualidade, é necessário saber como conciliar as coisas.

Confira algumas dicas para levar estudos e trabalho numa boa:

Seja organizado

A organização é o mais importante para quem estuda e trabalha. O material de estudos deve ficar organizado e compactado em apenas um lugar. Para que os trabalhos nunca sejam feitos de última hora, o ideal é usar uma agenda ou aplicativos de smartphone para se programar. Se o curso conta com muitas disciplinas, tente dividir o tempo de acordo com a dificuldade e a exigência de cada uma: disciplinas mais fáceis demandam menos tempo de estudos do que as mais complexas.

Tenha um calendário flexível

Claro, há compromissos que fazem parte do calendário de forma fixa, como os horários de trabalho e aula. Mas fora eles, é importante que a rotina possa sempre ser adaptada de acordo com o que há de mais importante. É comum para quem estuda e trabalha se deparar com imprevistos, tarefas inesperadas e crises de trabalho de uma hora para outra, e para isso, é necessário abrir um espaço na agenda.

Aproveite o tempo livre

Momentos livres também são muito importantes e devem ser aproveitados. Afinal, equilíbio é fundamental. Os dias de semana podem não ser suficientes e o fim de semana pode ser uma boa alternativa. Porém, ainda que lazer e o contato com os amigos sejam importantes para desestressar, o foco maior deve ser nos ganhos futuros. Portanto, otimizar o tempo e evitar distrações é essencial.

Ponha a tecnologia à sua disposição

A tecnologia está aí para ser usada. Notebooks, smartphones, tablets… Todos eles são grandes aliados para quem estuda e trabalha. Utilizar esses aparelhos para gravar aulas pode ser uma boa opção para revisar o seu conteúdo alguns dias depois, por exemplo. Aplicativos para editar e abrir arquivos de texto também podem ser úteis. Arquivos de MP3 para ouvir no ônibus ou no carro, idem. Sempre tente aproveitar ao máximo essas ferramentas, sempre de acordo com o seu ramo de estudo e atuação.

Organize suas leituras

Momentos como os de espera em filas, trânsito e salas de espera devem ser aproveitados para estudar. Por isso, você deve fazer o possível para ter um cronograma diário de leitura. A quantidade de capítulos a serem lidos no dia devem ser levados com você para todo lugar. Sempre que sobrar um tempo, basta ler um pouco e adiantar o assunto. Se necessário, revise posteriormente.

Você estuda e trabalha? Como concilia as duas atividades? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta