Teste vocacional: tudo o que você precisa saber

Comentarios:

Home Pra Carreira
teste_vocacional

Quando chega a hora de se inscrever para o primeiro vestibular, a maioria dos estudantes sofre para escolher um curso. Alguns se interessam por várias áreas e outros nem ao menos sabem do que realmente gostam.

Nesse sentido, o teste vocacional se apresenta como uma ferramenta interessante para ajudar o jovem vestibulando a escolher que caminho seguir. Tire as principais dúvidas sobre ela no post de hoje:

O que é um teste vocacional e como ele funciona?

O teste vocacional é uma maneira de descobrir a carreira que um indivíduo deve seguir de acordo com suas as aptidões. Para chegar a um resultado, o estudante precisa responder a uma série de perguntas sobre seus interesses e suas habilidades.

Os testes vocacionais presenciais podem ser aplicados individualmente ou em grupo. Normalmente, eles são divididos em duas etapas: coleta de informações sobre o indivíduo (por meio de questionário ou entrevistas) e análise dos resultados.

Também existem vários testes vocacionais disponíveis na internet. Nesse caso, basta responder um questionário com perguntas de múltipla escolha e conferir o resultado em tempo real.

Como pode ajudar a escolher sua carreira?

O resultado do teste vocacional permite que o estudante tenha uma noção completa sobre suas qualidades. A partir daí, fica um pouco mais fácil escolher a carreira mais adequada.

No entanto, os especialistas alertam que essa ferramenta, por si só, não é capaz de definir o caminho que um jovem deve seguir. Ela deve servir apenas como orientação para uma escolha mais consciente.

Como lidar com o resultado?

Caso o resultado do teste vocacional se alinhe às suas expectativas e indique várias possibilidades interessantes, é importante pesquisar mais sobre cada profissão para descobrir qual é a mais adequada.

Por outro lado, se o resultado não agradou ou você tem não tem condições de segui-lo, vale lembrar que a complexidade de um ser humano não pode ser medida apenas por estatísticas. Escute os seus sonhos e descubra as possibilidades!

Onde fazer?

Normalmente, os testes vocacionais presenciais são aplicados por psicólogos ou psicopedagogos. Busque informações na coordenação na sua escola ou tente encontrar um profissional que ofereça esse tipo de serviço na sua cidade.

Para ter uma boa noção inicial, você também pode fazer os seguintes testes on-line:

Existem outras formas de se conhecer melhor?

Claro! Na verdade, alguns especialistas até consideram que os testes vocacionais já são um pouquinho ultrapassados. Por isso que você não deve depositar todas as suas expectativas nos resultados que eles fornecem, combinado?

A melhor forma de descobrir sua vocação é refletir sobre as paixões e os temas nos quais você gostaria de se aprofundar. Para fazer uma escolha consciente, converse com profissionais, visite universidades e conheça o mercado de trabalho.

Você já sabe que carreira pretende seguir? O que acha da ideia de fazer um teste vocacional para confirmar sua opção de curso na universidade? Conte tudo para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta