Saiba tudo sobre o curso de Turismo

Comentarios:

Home Pra Carreira Pra Estudar
curso de turismo

Você tem um perfil dinâmico e flexível? Tem uma boa comunicação e gosta de trabalhar com o público? Apresenta facilidade para planejar roteiros e interesse em conhecer atrações turísticas? Então, talvez, o Turismo seja uma boa opção de carreira para você.

O profissional dessa área encontra algumas possibilidades de trabalho no mercado: pode gerenciar os serviços de um hotel, por exemplo, ou organizar viagens em uma agência.

Saber mais sobre a profissão, o mercado de trabalho e as atividades exercidas no dia a dia é essencial para garantir que você está seguindo o caminho certo. Continue a leitura para saber mais sobre o Turismo e descobrir se esta é uma boa opção de curso para você!

Como é o curso de Turismo

Para trabalhar na área, é preciso fazer um curso bacharelado ou tecnólogo em Turismo. Saiba mais sobre cada uma das opções:

Bacharelado

Tem duração de quatro anos. Pode ser feito presencialmente ou à distância e oferece uma visão geral sobre as diversas disciplinas necessárias para o exercício da profissão. Assim, o estudante tem acesso a conhecimentos relacionados a gerenciamento turístico, organização de eventos, marketing, roteiro turístico, planejamento de custos, logística de transporte, entre outros. Também são abordados temas relacionados a economia, cultura e política.

As matérias podem variar de uma universidade para outra. Analise a grade de disciplinas antes de escolher a instituição ideal para você. Se você quer fazer carreira em hotéis, por exemplo, pode ser uma boa ideia buscar um curso focado em hotelaria.

No último ano de curso, há um estágio obrigatório, que pode ser feito em agências, hotéis, pousadas ou promotoras de eventos. Este estágio é essencial para que o estudante aprenda na prática como são as atividades exercidas pelo profissional de Turismo.

Tecnólogo

O curso de tecnólogo em Turismo tem uma duração mais curta. São necessários apenas dois anos para que o estudante se forme e ingresse no mercado de trabalho. De forma geral, estes são cursos que focam em uma área específica da profissão, como administração. Depois de formado, o tecnólogo também pode procurar por vagas em hotéis, pousadas, resorts, agências e promotoras de eventos.

Há ainda uma terceira opção, direcionada para quem quer dar aulas sobre o assunto. É a licenciatura em Turismo, que tem no currículo as matérias de pedagogia e prática de ensino. São duas as universidades que oferecem este curso no Brasil: a Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Turismo

Tanto o bacharel quanto o tecnólogo em Turismo encontram variadas oportunidades no mercado de trabalho. Muitos turistas visitam o Brasil anualmente, o que garante que o profissional da área tenha acesso a vagas em diferentes estados do norte ao sul do país. Aprender, pelo menos, uma segunda língua é algo importante para fortalecer o currículo do candidato.

Há oportunidades em áreas como o ecoturismo, hotelaria, transporte, eventos, gastronomia e o marketing. Depois da formatura, o estudante pode trabalhar supervisionando os processos de uma companhia aérea, organizando eventos corporativos, fazendo análise de mercado ou planejando passeios ecológicos.

O que você acha do curso de Turismo? Esta é uma profissão que combina com o seu perfil de interesse? Deixe sua resposta nos comentários!

Deixe uma resposta