Saiba tudo sobre a carreira em Relações Públicas

Comentarios:

Home Pra Carreira
relacoes-publicas

Se você quer prestar vestibular, deve estar se perguntando qual é o melhor curso para o seu perfil. É importante fazer pesquisas, entrar em contato com profissionais e conversar com sua família para tomar escolher o curso ideal para você. Esse post é para apresentar um desses cursos, ideal para pessoas comunicativas e que gostam de trabalhar em equipe: Relações Públicas.

O que é Relações Públicas?

O profissional de Relações Públicas atua na construção e manutenção da imagem de instituições. Ele define os projetos de comunicação e trabalha também com a promoção de eventos. Seu objetivo é zelar pela imagem da companhia, tanto para o público e os sócios quanto para os funcionários.

Quando algo acontece e a imagem da empresa corre riscos, é trabalho do profissional de Relações Públicas gerenciar essa crise e minimizar os impactos dos acontecimentos. Além disso, ele deve estar constantemente planejando maneiras de demonstrar os valores da empresa e cuidando dos relacionamentos com clientes e sócios.

Como é o curso?

O curso de graduação em Relações Públicas costuma ter quatro anos de duração. A grade curricular é bem focada em comunicação, com disciplinas como Estudos de Mídias e Organização de Eventos. É possível também envolver disciplinas de Marketing. Disciplinas de Economia, Administração e Ciências Políticas complementam o currículo, já que o profissional atuará em empresas e precisa saber como elas funcionam.

Em muitas instituições, esse curso é oferecido como uma habilitação de Comunicação Social. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios para a formação.

Como é o mercado de trabalho?

Esse curso traz muitas oportunidades para os graduados, porque a área é bem ampla e quase todas as instituições precisam de um profissional de Relações Públicas. Há uma vantagem se você mora em uma cidade grande e se fala uma segunda língua.

Essas são as áreas em que você pode trabalhar se for formado em Relações Públicas:

  • Administração: o profissional promove ações de valorização da empresa e de suas marcas e cria canais de comunicação com funcionários, clientes, sócios e comunidade.
  • Cerimonial e protocolo: oferecer orientações para empresários e políticos sobre etiqueta e comportamento em eventos públicos.
  • Atendimento ao cliente: atender solicitações e reclamações dos clientes e orientar, a partir de então, a melhora da qualidade dos produtos e serviços prestados pela empresa.
  • Organização de eventos: o profissional organiza palestras, exposições, festas, recepções e outros eventos oferecidos pela empresa.
  • Pesquisa de opinião: coletar informações sobre o público interno e externo para elaborar melhores planos de comunicação para a empresa.
  • Projetos institucionais: o profissional analisa pedidos de parceria em projetos sociais, deixando-os compatíveis com a filosofia e os objetivos da empresa.
  • Redes sociais: o profissional planeja e produz conteúdo para redes sociais, monitora os comentários dos internautas e interage com clientes diretamente.

O profissional de Relações Públicas ainda pode trabalhar em qualquer ramo que envolva o relacionamento da empresa com os clientes, funcionários ou comunidade. Sempre que esse relacionamento se estabelecer, um profissional será necessário. Você acha que se encaixa nesse perfil? Comente!

Deixe uma resposta