ProUni: saiba tudo sobre o programa

Comentarios:

Home Pra Economizar
ProUni 1

O que é o ProUni?

O ProUni é um programa criado pelo Governo Federal cujo objetivo é facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior através da concessão de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas. Em troca, as instituições privadas que participam do programa recebem a isenção de alguns tributos. Ele foi criado pela MP nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096 de 13/01/2005

Para que serve?

Possibilitar o acesso de alunos de baixa renda ao ensino superior através de bolsas de estudos em instituições privadas. São dois tipos de bolsas oferecidas pelo ProUni: integrais e parciais (50% da mensalidade). As bolsas possuem validade enquanto durar o curso, porém, para continuar usufruindo dela, o estudante deve ser aprovado em no mínimo 75% das disciplinas cursadas.

Quais são os pré-requisitos?

Para conseguir a bolsa, é necessário atender a alguns pré-requisitos. São eles:

  • Conseguir nota mínima no ENEM, que é calculada somando-se todas as notas da cinco provas do Enem e dividindo por cinco;
  • Ter renda familiar por pessoa de até três salários mínimos;
  • Ser portador de deficiência física;
  • Ter concluído o ensino médio em escola pública ou cursado o ensino médio ou parte dele em instituição privada com bolsa integral;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico concorrendo à vaga de licenciatura para Pedagogia ou normal superior. Neste caso, não é necessário comprovar renda e, caso a bolsa concedida seja de 50%, cada ano de trabalho na educação pública reduzirá uma parte da dívida do financiamento.

Como se percebe, ter feito o ENEM e ter frequentado a escola pública são pré-requisitos importantes para ser beneficiado pelo programa. Portanto, quanto maior a nota do ENEM, maior será a possibilidade de conseguir uma bolsa integral.

Como se inscrever?

As inscrições do ProUni podem ser feitas duas vezes ao ano. São dois processos seletivos, um em cada semestre. Essas inscrições podem ser feitas no site do programa e para se inscrever o aluno precisa informar o CPF, o número de inscrição do ENEM e a senha utilizada nessa inscrição.

O ProUni já distribuiu milhares de bolsas de estudos desde sua criação, dando oportunidade de acesso ao nível superior aos alunos de baixa renda. Desta forma, ele se destaca como sendo um dos principais programas sociais do país que, junto com o ENEM, possibilitam o acesso a educação de qualidade como todo brasileiro tem direito.

Você já conhecia o ProUni? O que pensa a respeito dele? Conte para a gente nos comentários!

 

Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

Deixe uma resposta