PROGRAMA TRAINEE, SERÁ QUE VALE A PENA?

Comentarios:

Home Pra Carreira
Trabalho7

Você sabia que o Brasil possui quase duzentos programas de trainee? Alguns contam com salários muito atraentes, que podem chegar a R$ 3.000,00 mensais. Porém, quase 20% destas vagas oferecidas todos os anos não são preenchidas.

O trainee equivale a um estágio, que deve ser preenchido por um candidato que está cursando o nível superior ou é recém-graduado. O indivíduo permanece no cargo por um período que, de acordo com a empresa, pode variar variar entre 1 e 3 anos. Durante este tempo, ele deverá receber treinamentos e fazer cursos complementares relacionados à sua área de atuação. As grande empresas têm um programa estruturado de trainee e trabalham com a perspectiva de efetivar o funcionário após este período.

Existem vantagens e desvantagens de participar de um programa trainee. Cada um deve avaliar segundo suas capacidades e suas expectativas de carreira. Vamos ver algumas delas.

As vantagens de programas de trainee

1- É UMA PORTA PARA O MERCADO DE TRABALHO

Devido ao custo que a manutenção de um programa como esse exige, geralmente ele é oferecido por empresas de grande porte. Portanto, são excelentes oportunidades para ingressar no mercado de trabalho de uma maneira mais direta e ousada.

2- CONHECER DIVERSOS SETORES DA EMPRESA

Antes de atuar na sua área, a maioria das empresas coloca o contratado para conhecer diversos setores da organização, trabalhando em muitas funções antes de se fixar na sua área. O objetivo deste procedimento é propiciar uma visão de todo, com desenvolvimento de visão integrativa entre os diversos setores e capacidade de intervenção conciliatória na resolução de problemas.

3- É POSSÍVEL SE PREPARAR COM QUALIDADE

Os bons programas de trainee oferecem preparo técnico aos seus contratados, colocando-os sob a responsabilidade de um tutor. Estes jovens recebem atenção específica e são preparandos para assumir cargos superiores por um caminho mais curto que uma atuação comum no mercado de trabalho.

As desvantagens de programas de trainee

1- PROCESSO SELETIVO É EXIGENTE

Como em todo contexto onde a concorrência é acirrada, os processos seletivos para os programas de trainee foram se tornando mais exigentes e hoje já são comparados a um verdadeiro vestibular. Então, é preciso conhecer as exigências e se preparar, caso haja intere em uma dessas vagas.

2- VOCÊ PRECISA TER DISPONIBILIDADE DE MUDANÇA

Como estes programas são oferecidos, em geral, por empresas multinacionais, acontece com frequencia a exigência de mudança para outra cidade, estado ou mesmo país. O candidato precisa avaliar muito bem este aspecto antes de resolver se dedicar a batalhar pelo ingresso num programa desses.

3- HÁ FORTES COBRANÇAS E EXPECTATIVAS POR PARTE DA EMPRESA

É bom saber que se a empresa está investindo num programa como esse, geralmente ela quer retorno em forma de resultados práticos e de qualidade num espaço de tempo relativamente curto. Nem todos os jovens têm essa velocidade de desenvolvimento e assimilação com relação à vida prática no mercado de trabalho, que exige certa maturidade.

Além disso, é preciso estar atento, pois sempre existe a possibilidade de não corresponder às expectativas da organização ou mesmo não ter o perfil que a empresa está procurando. Via de regra, as multinacionais optam por perfis mais agressivos, pessoas proativas e que tenham um excelente desempenho no trabalho em equipe, bem como facilidade com novas tecnologias.

E então, você acha que esse é o seu caminho? Por quê? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta