Profissões de que o mundo precisa

Comentarios:

Home Pra Carreira
74594

Quais profissões de que o mundo precisa? Quais podem ser referenciais na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável, já que existe uma grande preocupação com futuro do nosso planeta e com a qualidade de vida da população em geral? Com certeza, novas profissões surgem ou ganham importância a partir desde cenário.

Em um país com mais de 60% do território coberto por vegetação natural, profissões ligadas ao segmento ambiental e relacionadas ao consumo consciente tornaram-se importantes, pois há uma necessidade mundial de transformação. Empresas de todos os segmentos possuem uma demanda de ações que visam o desenvolvimento sustentável. Conheça algumas dessas profissões, suas características e importância no cenário ambiental.

Biologia

O Biólogo promove o desenvolvimento sustentável através de uma análise ambiental. A partir dessa análise, é feito um estudo de todos os organismos vivos, sua origem, processos de reprodução e relação com o meio ambiente. Essa profissão, além de estudar a relação do homem com o meio ambiente, cria mecanismos de desenvolvimento limpo, promovendo o consumo consciente com o objetivo de diminuir os impactos negativos.

Engenharia Ambiental 

O engenheiro ambiental ou simplesmente ambientalista tem por objetivo minimizar os impactos indesejáveis em uma escala global. Para isso, ele adota procedimentos que visam diminuir esses impactos após avaliar a dimensão das alterações ambientais causadas pelo homem. O engenheiro ambiental também atua tentando evitar que os resíduos industriais sejam lançados na natureza, contaminando-a.

Engenharia Florestal

Outra profissão importante na busca de um mundo mais sustentável. O engenheiro florestal avalia as condições ambientais e cria relatórios dos danos causados pelo homem e também pela ação natural. Ele explora as florestas, mas mantém sua integridade e biodiversidade. Além disso, desenvolve meios de exploração sustentável dos recursos naturais e busca recuperar regiões degradadas, planeja criação de parques ambientais e reservas biológicas, entre outras.

Gestão Ambiental

Mais uma profissão importante para o mundo, pois o gestor ambiental cria projetos de gestão ambiental com o objetivo de preservar o meio ambiente em meio ao progresso social e tecnológico. Assim como o engenheiro florestal, o gestor ambiental também atua na preocupação de áreas degradas e na exploração dos recursos naturais de forma não poluente.

Engenharia Sanitária 

Profissão que visa a exploração de recursos hídricos. Se sustentabilidade é planejar ações que visam um conscumo consciente dos recursos naturais, o engenheiro sanitarista tem sua parcela de importância, pois coordena projetos de saneamento básico, diminui danos ambientais e desenvolve projetos de melhoria sociais.

As profissões listadas acima são apenas algumas que podem ajudar nosso planeta a reverter a situação em que se encontra. Muito tem se falado se sustentabilidade e esses profissionais estão trabalhando para que nossa sociedade, em um futuro bem próximo, esteja livre das consequências desastrosas de anos de consumo irresponsável, exploração ambiental e falta de consciência ecológica. Essas profissões buscam fazer a diferença tornando a sustentabilidade um estilo de vida e não apenas uma utopia.

E então, o que você pensa a respeito deste assunto? Deixe o seu comentário!

 

Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

Deixe uma resposta