Procurando emprego? Não queime seu filme nas redes sociais!

Comentarios:

Home Pra Carreira
Geração y

Atualmente, as redes sociais são uma parte importante da vida de muita gente. Por meio delas, podemos manter contato com gente querida, conhecer pessoas com gostos comuns e compartilhar nossas vidas.

Cientes de que os candidatos tendem a ser mais verdadeiros na internet do que nas entrevistas de emprego, muitas empresas buscam pelos nomes deles nas redes sociais para descobrir informações relevantes.

Será que aquela empresa na qual você sempre sonhou em trabalhar gostaria do que pode ver no seu perfil? Descubra o que todo mundo precisa evitar nas redes sociais para transmitir uma boa imagem profissional:

Publicar fotos inapropriadas

É relativamente comum que as meninas postem fotos de biquíni na praia, os meninos postem fotos sem camisa na academia e a galera poste fotos de gosto duvidoso quando se reúne, não é mesmo?

No entanto, qualquer um desses registros pode pegar mal para quem pretende conquistar uma vaga em setores mais tradicionais. Portanto, guarde esse tipo de imagem para você e peça aos seus amigos para que não compartilhem também.

Reclamar constantemente

A não ser que você tenha uma conta sigilosa no Twitter – que é a rede oficial das reclamações! –, não é bacana usar os seus perfis para fazer comentários negativos o tempo inteiro.

Ninguém gosta de trabalhar com uma pessoa que nunca parece satisfeita e sempre tenta colocar os outros para baixo. Então, lembre-se de respirar fundo e controlar seus impulsos antes de clicar em “publicar”.

Cometer muitos erros de português

A internet permite que as pessoas se comuniquem de forma mais descontraída e, inclusive, incentiva o desenvolvimento de linguagens próprias (que o digam hashtags, memes, menes…). Mas isso não significa que tudo é aceitável!

Na medida do possível, obedeça às regras da língua portuguesa e evite o uso de palavras de baixo calão para não deixar transparecer falta de educação. Guarde a informalidade total para as suas conversas privadas.

Postar textos extremistas

Apesar da internet democratizar o acesso à informação e dar voz às pessoas, nem sempre ela é utilizada de uma maneira saudável. Infelizmente, muitas pessoas se escondem atrás das telas dos computadores para disseminar ódio.

Se você já fez algo do tipo, tome cuidado com postagens que ofendam visões políticas, crenças religiosas, orientações sexuais e culturas diferentes das suas. Nenhuma empresa quer se incomodar com colaboradores intolerantes.

Falar mal de trabalhos anteriores

Por mais que um local de trabalho não seja bacana, evite se manifestar publicamente sobre ele nas redes sociais. Essa atitude pode acabar sendo mal interpretada por pessoas que não conhecem você – inclusive recrutadores.

Quando tiver algum problema no seu ambiente de trabalho, tente conversar com os seus superiores e chegar a uma solução amigável. Caso seja necessário, recorra à justiça. O tribunal das redes sociais não é capaz de resolver nada.

Ficar o tempo todo nas redes sociais

A não ser que você seja um profissional de marketing digital, ficar nas redes sociais o tempo todo não é algo que as empresas encaram com bons olhos. Aliás, esse comportamento deixa transparecer falta de profissionalismo!

Mesmo que você dê uma olhada dê uma olhada no seu feed e nas suas conversas entre as tarefas do trabalho, evite fazer postagens durante o expediente para não passar uma impressão errada.

Vale lembrar que a maioria das redes sociais oferece aos seus usuários a possibilidade de escolher o nível de privacidade dos seus perfis. Se não quiser ser alvo de recrutadores curiosos, você pode recorrer a essas ferramentas.

Você tem algum amigo que está em busca de um emprego e comete algum desses erros nas redes sociais? Então chame ele no chat e compartilhe esse texto!

Deixe uma resposta