Prepare-se para colocar seu dinheiro em investimentos financeiros

Comentarios:

Home Pra Economizar
investimentos financeiros

O que muita gente acaba se preocupando é com o futuro e o que vai acontecer com o dia de amanhã. Se prestarmos atenção em como essa crise que está assolando o país, os brasileiros estão mais reticentes com o emprego e as finanças pessoais, afinal, o desemprego tende a ser desesperador neste ano que acaba de começar.

Um fator que pode ajudar muito é investir uma quantia para ser resgatada no futuro, a fim de assegurar para você e a sua família um caminho mais promissor. Existem diversas formas de investimentos financeiros e hoje você aprenderá como começar a investir e o que deve se atentar no meio dessa jornada!

O que deve ser observado
Primeiramente, você deve responder a uma pergunta simples: qual é o meu objetivo? Geralmente, o ideal é que você faça um investimento financeiro pensando a longo prazo, porque assim você evitará ter prejuízos financeiros por conta da inflação e da instabilidade das ações. Você quer aumentar o seu patrimônio em que sentido e para quê? Comprar uma casa, viajar, pagar a faculdade?

Outro fator importante é o quanto de tolerância ao risco você admitirá para conquistar aplicações e ganhos ainda maiores. Já ouviu aquele ditado de que “tem que perder para ganhar”? Pois bem. Você precisa analisar e decidir o orçamento de limite – até quando você aceita perder, vamos dizer assim. O prazo do investimento está conectado ao seu objetivo, em que você terá que cumprir com as suas metas para poder investir, seja me aplicações, bancos ou fundos de investimentos.

O que você quer
Se você quer investir, você está a fim de proteger o seu patrimônio ou acumular mais bens? Caso seja a primeira opção, convém você fazer investimentos financeiros em aplicações mais altas, de longo prazo. Mas saiba que são essas que oferecem maior risco. Para evitar esse risco, recomenda-se, então, fazer uma previdência privada ou aplicar ações na bolsa. Agora, se você quer proteger o seu patrimônio, é preciso procurar por aplicações que tenham taxas de retorno maiores que a inflação, para você não sair perdendo.

Formas de investimentos financeiros
Quando se fala em investimento financeiro, o primeiro pensamento que vem à cabeça é a bolsa de valores, onde você aplica o dinheiro em busca de um ganho maior. Mas saiba que existem diversas formas de investir na bolsa. As principais são:

Compra direta de ações: no linguajar mais informal, você acaba comprando uma pequena quantidade de determinada empresa, tornando-se sócio.
Fundos de índices: você compra de setores específicos dentro da Bolsa, a partir do desempenho deles. Depois, você pode vender essas aplicações em formato de ações.
Clubes de investimento: grupo de pessoas que ganham e perdem juntas no mercado de ações, onde o lucro e o prejuízo são divididos igualmente entre os membros.
Fundo de investimento em ações: compra de cotas de um fundo de ações propriamente dito.
O melhor que você pode fazer nessa hora é contatar uma corretora para compreender melhor os riscos e os ganhos implicados em cada tipo de investimento financeiro.

Deixe uma resposta