Os desafios profissionais da Geração Y

Comentarios:

Home Pra Carreira
Trabalho14

A geração Y é conhecida por sua agilidade e capacidade de realização de várias tarefas ao mesmo. São muitas as qualidades de quem nasceu e faz parte dessa turma. Porém, quando se trata de mercado de trabalho, essa geração se encontra, em muitos momentos, perdida ou até mesmo não habituada ao que as empresas têm a oferecer.

Esses jovens são peças importantes para todo o tipo de empreendimento, afinal, eles têm muito conhecimento e técnicas a oferecer. Mas algumas circunstâncias podem ser desafiadoras para essa geração e muitas empresas não estão devidamente preparadas para acolhê-los. Nesse momento, conflitos e inquietações podem ser gerados no ambiente de trabalho.

É preciso identificar e vencer esses desafios. Vamos apresentar alguns deles e analisar em que eles nos prejudicam e como resolvê-los pode nos ajudar na jornada profissional.

 

Não ouvir conselhos dos mais velhos

A geração Y tende a não dar credibilidade aos conselhos empresariais que os mais velhos oferecem. É comum que jovens sejam menos receptivos com pessoas de mais idade, porém, dentro de uma empresa, é necessário quebrar essas barreiras e dar ouvidos aos profissionais que tem muito conhecimento a passar. Escutar um profissional que já está há muito tempo na empresa implica em aprender coisas que talvez o dia a dia não nos ensine, além de aumentar nosso entendimento sobre o mundo empresarial.

Não se adequar às hierarquias da empresa

Poucas pessoas se habituam a hierarquias. A não ser que você seja o dono do próprio empreendimento, você sempre terá de se submeter a ordens dadas por outras pessoas. Muitos jovens da geração Y veem com maus olhos essa cadeia. Porém, ela é necessária e ajuda para que a empresa se mantenha em ordem. Esteja bem situado com sua função e utilize, sempre que necessário, seu superior. Isso mostrará que você se importa com o ambiente de trabalho e com o bom funcionamento dos processos da empresa.

Dificuldade de comunicação interna

A comunicação interna é um fator importantíssimo para toda empresa que quer obter sucesso. É importante que a geração Y atente, e mais, colabore para que a comunicação com seu setor ou tarefa seja eficaz. Jovens, muitas vezes, não gostam de dar satisfações ou até mesmo expor um problema. Mas esse exercício deve ser incentivado e praticado a todo momento dentro do ambiente empresarial. A comunicação interna pode ajudar ou minar uma empresa que tem grandes alvos, por isso ela se faz tão necessária. Exponha uma dificuldade, problema, solução e outras ideias que podem mostrar seu valor para a empresa.

Dificuldade de concentração nas tarefas

Celulares, tablets, ipods, entre outros dispositivos móveis, são os grandes responsáveis pela distração da geração Y dentro do ambiente de trabalho. E não somente eles, mas também livros e conversas paralelas. Claro que não é saudável nem produtivo ficar “colado” nas tarefas 8 horas por dia. Mas devemos nos atentar para os horários que temos para executar e utilizar nossas distrações. No ambiente de trabalho, é importante voltar toda nossa atenção ao que estamos fazendo para alcançarmos o resultado esperado. A dificuldade de atenção é comum a todas as gerações, porém, na geração Y, tem significado mais acentuado.

Falta de paciência no ambiente de trabalho

A falta de paciência prejudica muitas áreas da nossa vida: pessoal, intelectual, educacional e também profissional. A geração Y, por ser adepta do imediatismo, não tem muita paciência para esperar e alcançar os bons resultados ou até mesmo para executar algumas tarefas que podem ser mais “desgastantes”. É preciso identificar os que mais estão te prejudicando e tentar repará-los.

É preciso bom senso para entender e aprender com essa geração. O importante é saber que a comunhão de entre o mercado de trabalho e a geração Y tende a trazer benefícios para ambos

Deixe uma resposta