O que é IPCA?

Comentarios:

Home Pra Economizar Pra Saber
ipca

O IPCA é o índice de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é medido todos os meses pelo IBGE e seu objetivo é mostrar a variação dos preços no comércio para o consumidor final. Esse também é considerado o índice oficial de inflação do país.

O IPCA é um indicador sobre o custo de vida de famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos que vivem nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Goiânia e Distrito Federal.

De que forma o IPCA é calculado?
Durante o mês, o IBGE coleta dados em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, residências e concessionárias de serviços públicos para verificar se houve variação do preço de alguns produtos com relação ao mês anterior. Os preços que são considerados são os preços praticados para compras à vista. Nesse levantamento de dados, artigos de nove grupos são pesquisados: alimentação e bebidas, artigos para a casa, comunicação, despesas pessoais, educação, habitação, saúde e higiene pessoal, transporte e vestuário. Cada item é dividido em diversos subitens, somando o total de 465 subcategorias.

Como o IPCA é utilizado?
O IPCA é o índice utilizado oficialmente como medidor de inflação no Brasil. O governo utiliza esse índice para saber se suas metas de inflação estão sendo atingidas.

Quando surgiu o IPCA?
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo é medido desde 1979. Nos anos 2000, após determinação do Conselho Monetário Nacional, o IPCA passou a ser considerado pelo Banco Central como o índice oficial da inflação. Desde que esse índice se tornou o índice oficial para medir a inflação, o Banco Central tem acompanhado com cuidado suas elevações, dependendo desse resultado o COPOM pode diminuir, manter ou elevar a taxa SELIC, ou seja, a taxa de juros no país.

O que elevações nesse item significam?
Para o consumidor final, uma elevação do IPCA na prática significa que alguns itens sofreram reajuste, aumentando seu preço. Nesse caso, pode ser percebida uma inflação durante o período. Nos casos em que o IPCA sofre uma redução em relação ao mês anterior, o que ocorre na prática é que os preços subiram menos que no mês anterior. Somente quando o IPCA for negativo é que irá representar uma diminuição de preços em relação ao mês anterior, também conhecida como deflação.

O que é o IPCA-15?
O IPCA-15 é uma prévia do IPCA que é calculada a partir da metade do mês anterior até a o dia 15 ou 16 do mês atual. Esse índice é utilizado para reajustes de IPTU. Sua publicação iniciou no ano 2000.

O IPCA ajuda a entender porque o poder aquisitivo de uma pessoa muda de um mês para o outro. Mesmo que com pequenas elevações de um mês para o outro, a inflação pode afetar até as pequenas compras do dia a dia. Um consumidor que quer controlar melhor suas finanças pessoas deve prestar atenção e acompanhar a inflação todos os meses.

Ficou interessado por esse assunto e quer aprender mais sobre finanças pessoais? Continue acompanhando o nosso blog e obtenha mais informações de valor!

Deixe uma resposta