O QUE É COACHING DE CARREIRA?

Comentarios:

Home Pra Carreira
O-que-coaching-de-carreira

Você já ouviu falar em coaching de carreira? Essa é a profissão que ajuda pessoas a passar por um processo de mudança na carreira. O coach tem como objetivo principal ajudar os profissionais a desenvolver estratégias para conseguir novos empregos após identificar claramente o que esperam do mercado de trabalho.

Esse profissional é indicado para quem deseja equilibrar a vida pessoal e profissional com harmonia e redirecionar a carreira. O coach de carreira é tão importante para o mercado de trabalho que em apenas dois anos a procura por esse profissional cresceu aproximadamente 400%. Ele pode trabalhar com empresas ou pessoas físicas.

O que faz o coach de carreira?

Agora que você já tem uma ideia de quem é o coach de carreira, você sabe o que ele faz na prática?

O coach atua por meio de encontros. A cada encontro, o coachee (profissional em busca de novo rumo em sua carreira) expõe seus problemas e indica as preferências que possui. Ao mesmo tempo, em cada um desses encontro,s o coachee recebe um plano de metas. Essas metas devem ser cumpridas até o próximo encontro. No encontro seguinte, com as metas cumpridas, coach e coachee se encontram e estabelecem novas metas. Além disso, também analisam se o cliente está mais perto de seu objetivo profissional.

É importante que o cliente saiba quais são seus objetivos para que o coach possa ajudar. Entre os mais comuns, estão o desejo de habilidade para liderar equipes, ascender na profissão ou mesmo encontrar um rumo. Para chegar a qualquer um desses objetivos, o coach divide o processo em etapas. As etapas servem para ajudar o cliente a desenvolver as habilidades necessárias para o seu objetivo. No final do processo, o coachee conseguirá realizar coisas que julgava impossíveis.

COACHING X PSICOLOGIA

Você pode ter visto semelhanças do coach com um psicólogo. Mas na verdade, esse processo é bem diferente das técnicas utilizadas pela psicologia. Acima de tudo, o coach não lida com problemas passados ou traumas. O seu foco é no ramo profissional e no desenvolvimento de formas de utilizar aprendizados anteriores para saber lidar com possíveis problemas futuros.

Resumindo, o que o coach de carreira faz é:

  • Ajudar a deixar claro o que o cliente deseja;
  • Ajudar a compreender quem o cliente realmente é;
  • Desenvolver estratégias para o cliente atingir o seu objetivo profissional.

CRESCIMENTO DA ATIVIDADE

No mundo atual, cada vez mais pessoas querem subir rapidamente na carreira e conseguir se destacar no mercado de trabalho. Porém, a maioria das pessoas não sabe como fazer isso. E foi isso que tornou o coach de carreira tão essencial. Pessoas das mais diversas áreas e idades procuram a sua orientação: desde profissionais recém-formados aos mais experientes, aprosentados, etc.

O coach, na verdade, não indica o caminho a seguir. O coach faz perguntas para fazer o coachee analisar sua vida profissional, seus comportamentos e reavaliá-los. No final das contas, o coach de carreira ajuda o cliente a enxergar e potencializar seus pontos fortes, além de eliminar pontos fracos que podem impossibilitar o alcance de seus objetivos.

Você já tinha ouvido falar do processo de coaching? O que pensa a respeito dele? Conta para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta