A importância do network na faculdade

Comentarios:

Home Pra Carreira
Trabalho & Estudo 02

Você investe em novas relações na faculdade? Saiba que isso pode ajudar você tanto dentro quanto fora da universidade. Os contatos que adquirimos ao longo da vida podem nos beneficiar em algum momento dela, e quando se trata dos colegas e amigos que fazemos na nossa instituição de ensino, não é diferente. Não apenas para sua ascensão profissional, mas para adquirir conhecimentos e maturidade.

O networking é a expressão em inglês para “rede de contatos”. Ele implica em conhecer e se relacionar com pessoas no âmbito profissional e pessoal. E, mais do que isso, também expressa a consolidação desse relacionamento, o tornando sólido e durável. Para que, em um determinado momento, você possa colher os frutos dessas relações.

Pode até parecer um conceito “simples”, mas são poucas as pessoas que o aplicam em suas vidas. É preciso tornar a prática de network uma ação constante e normal em nosso dia a dia. Principalmente dentro da faculdade, onde encontramos pessoas que têm mesma afinidade profissional e objetivos parecidos com os nossos. Os contatos que fazemos durante o nosso processo de aprendizagem nos aproximam do mercado de trabalho e nos fornecem conhecimento em diferentes âmbitos.

Estudantes têm a chance de montar e organizar uma gigantesca rede de contatos durante sua passagem pela faculdade. E isso se deve ao fato de que, durante esse período, somos incentivados e levados pelas próprias circunstâncias de trabalhos e rotinas da aprendizagem a nos relacionarmos com o colega de classe. Os ambientes e situações que a faculdade proporcionam são facilitadores para que ali se criem relações com laços mais fortes e amadurecidos.

Umas das vantagens do network dentro da faculdade é uma situação muito comum na vida dos estudantes: muitos universitários, por exemplo, têm dificuldade de conseguir estágio durante a faculdade. Talvez um simples bate-papo com o colega ao lado ou com o seu professor podem ajudar você nesse momento.

É importante compartilhar e obter conhecimento na faculdade e essa troca se dá, além dos estudos, pela troca de experiências e vivências nesse espaço. Comunicar-se de forma a criar vínculo com pessoas em sala de aula pode ser a chave para chegar mais perto de seus objetivos pessoais e profissionais. Afinal, estar em contato com mentes que almejam o mesmo que você faz que você pense junto a elas.

Muitas pessoas ao aplicarem essa prática em suas vidas se deparam com dúvidas comuns. Confira algumas delas:

Por onde devo começar?

Comece observando aquelas pessoas que mais tem o perfil profissional que lhe agrada. É importante, nesse momento, não ter preconceitos e padrões pré-estabelecidos. Talvez uma pessoa totalmente diferente de você tenha muito a ensinar e a oferecer. Seja sempre receptivo e aberto a ouvir o que as outras pessoas têm a dizer.

Nos trabalhos em grupo priorize e faça valer o conceito de “equipe” e se esforce ao máximo para relacionar com todos os integrantes.

Mantenha-se antenado e aplicado as matérias pertinentes ao seu curso, pessoas inteligentes e perspicazes atraem bons contatos.

Mas eu sou tímido. O que devo fazer?

Para alguns, pode ser um desafio se comunicar ou o simples fato de se aproximar de alguém, mas vencer este obstáculo nos traz muitos benefícios, como parcerias que podem gerar sucesso e retornos imensuráveis.

É possível se aproximar de forma sutil e conhecer alguém. Se você for tímido, aproveite os momentos de descontração fora de sala de aula para conhecer seus colegas. Intervalos podem ajudar nesse momento.

Tenha sempre em mente que o período em que você está em formação não é apenas a ação de entrar em sala de aula ouvir a matéria e sair. É mais que isso. Aproveite ao máximo toda a estrutura e oportunidades que a faculdade oferece.

Por fim, saiba que grandes profissionais têm sua rede de contatos consolidada. Não pense que este conceito é usado apenas por quem quer entrar no mercado de trabalho. Mesmo depois de chegar ao sucesso, você ainda precisará deste incrível recurso. Seja adepto e aplique o network na sua vida!

 

Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

Deixe uma resposta