GUIA DE SOBREVIVÊNCIA PARA A SEMANA DE PROVAS

Comentarios:

Home Pra Estudar
ansiedade antes da prova

Você já viu um soldado ir pra guerra apenas de bermuda e chinelo? Já viu um soldado ir pra guerra sem saber empunhar uma arma, nem atirar? Então como você quer enfrentar essa guerra, que é a semana de provas, sem preparo, hein recruta? Cada prova é uma batalha. Por isso você precisar estar mais preparado que o Rambo! E pra te transformar num verdadeiro Chuck Norris em todas as matérias, trouxemos algumas dicas que vão ser essenciais para a sua missão: Sair ileso desta semana de provas!

Prepare seus horários e um cronograma

Se você tem provas importantes nos próximos dias, tente preparar sua agenda para facilitar o estudo. Não deixe tudo ao acaso, sob o controle da “sua vontade de estudar”. Faça um cronograma e tente separar o seu dia em partes. Reserve um tempo para ir pra aula ou pro trabalho, um tempo para o lazer e o tempo de estudo. E, nesse momento do estudo, planeje o que vai fazer, quais matérias vai estudar e o que vai abordar. Quanto melhor for o seu planejamento, mais fácil vai ser manter uma rotina e o foco.

Os tipos de cronogramas e meios que você usará pra isso podem ser os mais variados. App para celular, anotações no caderno, num quadro, post-its, as boas e velhas marcações no calendário. O importante é manter tudo organizado. Outra dica é trabalhar mais aquelas matérias que você tem dificuldade. Então, foco nelas.

Abaixo separamos um vídeo bem interessante que ensina a fazer um planner semanal para facilitar seus estudos:

Revisão e prática são essenciais

Apenas ler ou assistir uma aula não é o suficiente para você aprender tudo que precisa. É necessário fixar o conteúdo na sua mente, como explicamos em nosso outro artigo sobre memória. Pra facilitar a assimilação, você pode fazer anotações enquanto lê o conteúdo, ou durante a aula. Não tenha medo de anotar tudo que você precisa e todas as informações extras que podem ser interessantes. Depois, tire um tempo para revisar e fazer uma releitura do seu material e das anotações.

Sabe aqueles trabalhos extras que você sempre enrola pra fazer ou deixa pro seu amigo resolver? Aí está um grave erro. Os trabalhos extras geralmente envolvem algum tipo de pesquisa e acabam ajudando na fixação, justamente por nos fazer sair do comum da sala de aula. Ou seja: Não fazer os trabalhos extras é um tiro no pé!

E, se você quer ir além, pode também fazer outras atividades práticas para fixar esse conteúdo em sua mente. Uma boa dica é criar perguntas sobre o assunto, como se você fosse o professor que vai passar a prova para os alunos. Crie e depois responda. Faça resumos, leia outros materiais relacionados e, se possível, faça simulados e provas do mesmo tema. Tente vários métodos de estudo e assimilação. Não se prenda a um só. Vá aprendendo algumas técnicas até achar a que traz os melhores resultados pra você. Quanto mais você praticar, mais fácil vai ser pra você aprender.

E, falando em revisão e métodos de estudos, trouxemos mais um ótimo vídeo sobre o assunto:

Prepare a mente e o corpo

Na hora de criar seu cronograma, reserve um tempo pra fazer o que você gosta e te faz bem. Academia, futebol, shopping, dança, ler, ver tv, dormir. Reserve um tempinho pra fazer algo diferente, pra arejar a cabeça e relaxar um pouco. Não adianta sobrecarregar a mente. Estudar horas a fio pode atrapalhar mais do que ajudar, afinal, nossa memória precisa de um tempo pra fixar e assimilar estes conteúdos.

Não esqueça de dormir bem. Tente relaxar e ter boas noites de descanso. Fazer uma prova importante caindo de sono não vai ser nada bom. E, além disso, se alimente bem. Mais uma vez alertamos que não adianta ficar horas estudando e esquecer de se alimentar e descansar. Tão fundamental quanto relembrar os conteúdos, é manter sua mente e corpo saudáveis, para que você possa encarar esta maratona de provas.

Se você conseguir preparar um bom cronograma de estudos e segui-lo corretamente, fazendo revisões, relendo e buscando fazer atividades que ajudem na assimilação do conteúdo e, além disso, manter sua mente e corpo saudáveis, você certamente não terá dificuldades e sobreviverá a uma semana de provas. A missão não é tão difícil. Com foco e determinação você consegue!

 

Deixe uma resposta