A Geração Y está pronta para assumir cargos de liderança?

Comentarios:

Home Pra Carreira
Trabalho10

Independente do ramo da empresa e da história que ela possui, mais cedo ou mais tarde as suas lideranças serão substituídas. E com o crescimento e desenvolvimento profissional da Geração Y, fica cada vez mais comum ver jovens assumindo cargos de liderança no lugar dos Baby Boomers ou da Geração X.

No entanto, o que as empresas colocam em questão é se os jovens da Geração Y estão prontos, de fato, para assumir os cargos mais altos da organização e se há competência para gerir os negócios e liderar equipes.

Hoje, o que os jovens veem nas grandes organizações é um processo de desenvolvimento e qualificação dos profissionais e uma aposta nos talentos da Geração Y, pois realizar a troca das lideranças é importante não só para os outros colaboradores, mas também para a própria empresa, que se reinventa e se renova.

Além disso, há um processo muito sensível de mentoring e coaching para formar essa liderança que ocupará o cargo, de modo que o jovem esteja totalmente capacitado e preparado para assumir a posição de CEO sem que as diferentes áreas sejam afetadas pela troca de pessoas.

O que a Geração Y e a empresas têm em comum são os programas de liderança, que é o caminho ideal para os jovens que querem chegar aos cargos mais altos da empresa. Esses programas são vistos como fábricas de líderes, onde esses profissionais candidatos ao cargo de direção são treinados mais rapidamente, especialmente em casos onde a sucessão acontece com urgência ou em caso de imprevistos, como morte.

Nesse processo de desenvolvimento do programa, o jovem deve estar empenhado em aprender e evoluir dentro de si o seu senso de liderança, saber como gerir pessoas, além da sua comunicação verbal e corporal, ferramentas fundamentais para transmitir uma mensagem com clareza e ser apoio para todos os outros pontos que compõem a função do líder, como a negociação e o feedback.

As vantagens e as desvantagens de uma liderança jovem

Se você é um jovem e pretende chegar a um cargo de liderança na sua empresa ou em outra organização em que almeja trabalhar, é importante estar ciente das vantagens e desvantagens de ser um gestor da Geração Y em uma corporação.

A principal vantagem é ser um profissional com menos vícios e mais criatividade. A Geração Y sempre está conectada com as tendências, sabe o que está acontecendo e, em caso de problemas, sabe como prosseguir de forma assertiva e criativa.

A desvantagem é que os jovens profissionais menos maduros e suscetíveis a impulsividade. Com menos experiência, há um menor conhecimento empírico sobre resoluções de problemas e, algumas vezes, as soluções encontradas podem ser equivocadas por falta de preparo.

Liderança ideal

Um método que as empresas estão adotando muito e o jovem deve estar atento é a busca de profissionais de fora da organização. Isso oxigena a corporação de uma maneira geral e ajuda a trazer novas ideias e trocas de experiências. Além disso, é válido destacarmos aqui que os jovens profissionais são polivalentes, sabem de tudo um pouco e querem estar sempre aprendendo e isso contribui para buscar pessoas com novas ideias.

Por esse motivo, o jovem deve estar atento às oportunidades que o cercam e as que estão em outros caminhos que ele pode seguir para chegar até a liderança. Se puder, invista em programas que irão beneficiar você como pessoa e como profissional. Certamente, a Geração Y será testada e encontrará desafios para galgar à vaga de gestor.

No entanto, os jovens gostam de serem testados, pois aprendem e aumentam a autoconfiança. O novo líder não têm medo de falhar, pois assim como nos videogames, lidam com o processo de tentativa e erro.

Portanto, esteja de olhos bem abertos para as oportunidades que aparecem, por menores que sejam e que não mostrem com clareza que a posição de líder é sua. Tudo é aprendizado. Ser o líder do futuro só depende de você.

Você faz parte da Geração Y? Acha que está preparado para os desafios que vêm pela frente? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta