Estudo e esporte: uma combinação com ótimos resultados

Comentarios:

Home Pra Estudar
Estudo e esporte

Quando estão no período de vestibular, os estudantes não têm tempo para mais nada. São muitos conteúdos para aprender, exercícios para resolver e matérias para revisar, então não sobra tempo para bater uma bolinha com os amigos ou dar algumas braçadas na piscina do condomínio. O que estudo e esporte tem a ver?

Em alguns casos, eles até costumavam se dedicar a um esporte regularmente, mas pararam por completo para estudar para o vestibular. Não é um problema, já que isso só tomaria o tempo dos estudos, certo? Errado! Praticar esportes é uma maneira de melhorar seu desempenho nos estudos! Quer saber como? Nós contamos.

Como o esporte afeta a atividade cerebral?
Cientistas e pesquisadores são unanimidade quando dizem que praticar esportes traz benefícios na hora de estudar. Um dos grandes motivos é que o esporte exercita a concentração do praticante. Assim como o jovem aprende a não tirar o olho da bola quando joga tênis, ele aprende também a deixar as distrações de lado em sala de aula e focar na matemática. Do mesmo modo, o esporte ajuda a adquirir disciplina. O estudante aprende a se dedicar todos os dias, treinar e se aperfeiçoar. Assim, passa a aplicar esse aprendizado em outros campos da vida, inclusive na escola.

Praticar esportes melhora também a plasticidade cerebral. Você já reparou que a prática de exercícios físicos é utilizada no tratamento de pacientes com doenças como mal de Parkinson e Alzheimer? Isso porque praticar esportes aumenta a capacidade de reorganização de células danificadas, fazendo com que o cérebro trabalhe e se recupere mais rápido! Não é a toa que, de acordo com pesquisas, crianças que praticam uma hora de exercícios por dia podem melhorar seu desempenho escolar em até um ponto na média!

Mais vantagens do esporte
Mas essas não são as únicas vantagens de quem pratica esportes. Os professores podem confirmar que aqueles que fazem atividades físicas têm menos problemas em participar em sala de aula, dar palpites e responder perguntas, porque têm menos medo de tentar. O esporte ensina as pessoas a lidarem com erros e acertos, de modo que elas ficam mais propensas a ousar, mesmo não tendo qualquer garantia de que estarão certas. Isso ajuda muito na hora de aprender, porque o estudante perde o medo de levantar a mão e fazer perguntas!

Dependendo do esporte, o jovem também vai aprender a trabalhar em equipe. Enquanto joga com um time, ele aprende que cada um tem um papel, que a união de todos é muito importante e que ele deve fazer o melhor para representar sua equipe. Ele vai saber a hora de esperar o passe do colega e de passar a bola para quem tem mais chances de fazer gol. Aprender a enxergar suas oportunidades sem deixar de ver a oportunidade dos outros. E isso é essencial para trabalhar em equipe! Os trabalhos em grupos ficam muito mais proveitosos depois disso.

Praticar esportes, portanto, só traz vantagens. Mesmo que você tenha uma hora a menos para estudar, vai estar cuidando da saúde, melhorando seu desempenho nos estudos e socializando ao mesmo tempo.

Não fique com a cara nos livros o dia inteiro! Pratique exercícios físicos para ficar mais saudável e inteligente!

Deixe uma resposta