Esportes podem favorecer os estudos

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Professores e psicólogos concordam: a prática de esportes traz muitos benefícios ao estudante, pois produz um relaxamento em relação ao estresse provocando pelas muitas horas de estudo. Após a ativação dos músculos, sobrevém um relaxamento muscular e ainda: os aspectos cognitivos são estimulados, melhorando o desempenho mental.

O foco ininterrupto sobre os estudos pode causar estresse e diminuir o desempenho cognitivo. Com isso, a memória passa a reter menos os conhecimentos e o resultado pode não ser o esperado. A melhor maneira de obter bons resultados é cada um conhecer seus limites, saber dosar as horas de estudo com outras atividades e principalmente, permitir-se relaxar.

Beneficiando o cérebro

A intensificação do bombeamento do sangue, propiciada pelos exercícios físicos, joga mais oxigênio no corpo, inclusive oxigenando mais a massa cinzenta e estimulando o nascimento de novos neurônios e a interconexão entre eles, as sinapses. Até o final da década de 90 acreditava-se que o ser humano nascia com um número estabelecido de neurônios e durante o ciclo de vida só os perdia. Recentemente, a ciência comprovou, através de inúmeros estudos, que a massa cinzenta também se desenvolve, dependendo da área em que os exercícios físicos estão associados: é o conceito de plasticidade cerebral. Quem pratica algum tipo de esporte tem menos risco de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), porque os exercícios físicos estimulam a circulação sanguínea e a oxigenação do sangue.

Desestressar

Desestressar é necessário durante este período pré–vestibular, porque a pressão pelos resultados é muito grande, não só pela expectativa familiar e social mas devido aos próprios anseios pessoais de progresso. Esta pressão psicológica aliada ao excessivo esforço pelo armazenamento de grande quantidade de informações pode resultar numa situação de estresse que acaba por comprometer os resultados.

Sair, mudar de ambiente, conversar com pessoas que estão em outra sintonia, e não só com os amigos que estão sempre estudando também, pode proporcionar um grande alívio a todo o sistema: físico, mental e psicológico, dando uma boa renovada, que vai facilitar muito a retomada dos estudos.

As endorfinas e o bom humor

A prática de esportes estimula a produção de endorfina no nosso organismo, um hormônio produzido pela glândula hipófise que tem ação analgésica e ao ser liberado produz sensação de bem estar, alegria e melhora do humor. Essa sensação de bem estar e conforto, produzida pelo próprio organismo, é uma das formas mais saudáveis de combater o estresse.

Quatro práticas esportivas e seus benefícios

Entre horas de estudo, aulas, leituras e simulados, encontre um tempo para os esportes. Veja a seguir algumas práticas e seus benefícios:

Exercícios aeróbios: ginástica de solo, natação, caminhada em parques públicos e corrida leve podem ser feitos de 30 minutos a uma hora todos os dias, se for possível, ou três vezes por semana. Essas práticas podem aliviar a ansiedade, auxiliar no controle da pressão arterial, favorecer o sistema cardiovascular, reduzir o estresse e melhorar o humor.

Exercícios anaeróbicos: são atividades que exigem um nível maior de esforço, como corrida de 100 metros, natação intensiva, levantamento de peso, musculação, flexão, agachamento, ginástica olímpica. Esse tipo de exercício, conhecido como “exercício resistido” ajuda a ganhar massa muscular e a reduzir o peso. Recomenda-se que tenha curta duração: 30 a 60 minutos no máximo. Beneficia a circulação sanguínea, melhora o metabolismo e não ocupa muito tempo do estudante.

Esportes coletivos: fazer exercícios com uma turma ou participar de um time de vôlei ou futebol, além de propiciar a prática esportiva ainda promove a sadia convivência em grupo, estimula a rapidez de raciocínio e reflexos e treina a liderança e a interação social.

Lutas: a prática dos diversos tipos de luta é uma excelente alternativa para tirar um pouco o foco dos estudos e reduzir a ansiedade, ao mesmo tempo em que se estará treinando duas qualidades essenciais para o estudo: disciplina e concentração.

Que tal começar a praticar exercícios enquanto estuda? Comece agora mesmo e depois conte pra gente como foi o resultado!

 

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