A era da autonomia: você está preparado para ela?

Comentarios:

Home Pra Estudar
Estudos21

Se você conseguiu ingressar em uma instituição de ensino superior, parabéns! No Brasil, a cada ano mais de 7 milhões de estudantes iniciam seus cursos superiores. Trata-se de uma nova etapa em sua vida pessoal e profissional. Então, que tal aproveitá-la da melhor forma?

Para você que está começando agora, é importante saber que o ensino superior é um pouco diferente dos ensinos fundamental e médio. Primeiro porque as disciplinas são organizadas de modo a cobrir a formação profissional que você escolheu e segundo porque você terá mais autonomia em seus estudos. Caso você tenha que morar em outra cidade, longe de seus pais e amigos, o desafio é um pouco maior, pois você terá um conjunto do novas responsabilidades.

Durante anos de ensino fundamental e médio, escolas, professores e pais acompanharam seus estudos. Já no ensino superior, é de se esperar que você tenha a maturidade para encarar os desafios e responder pelo seu aprendizado. Não espere que os professores venham cobrar sua organização nas avaliações e trabalhos. Não espere conseguir dar o famoso “jeitinho” na hora de passar em uma disciplina. Você está no ensino superior e deve ser capaz de se organizar e não depender dos outros para aprender sua profissão.

Vivemos a era da autonomia quando entramos no ensino superior. Cabe a você perceber que é preciso agir como alguém que compreende a importância de se preparar para uma profissão. Médicos, enfermeiros e outros profissionais lidam com vidas humanas. Engenheiros e outros tecnológos lidam com estruturas e equipamentos que podem pôr em risco a vida. Administradores, advogados e outros profissionais lidam com a coexistência pacífica das pessoas, integradas para resolver impasses ou para produzir bens e serviços. Se você não for um bom profissional, poderá causar problemas às pessoas e à sociedade.

Para Marco Maschio Chaga,  Doutor em Literatura e Consultor de Educação à Distância do MEC, o período do ensino superior é onde o aluno aprende a formular sua própria visão de mundo. No entanto, muitos alunos continuam com a mentalidade do ensino médio, não percebendo a diferença entre passar de ano e estudar para aprender uma profissão. “Cabe ao estudante, portanto, entender que as provas e trabalhos realizados no ensino superior não têm o mesmo caráter do ensino fundamental e médio, pois os conteúdos que ali estão farão parte de seu cotidiano profissional”, explica o consultor.

E por que a autonomia é algo a ser valorizado em seus estudos? Segundo Daniel Boppré, professor universitário e especialista em produção multimídia, os alunos não conseguem absorver as dicas e conselhos que lhes são passados no começo do curso superior. “Não é raro encontrarmos alunos que chegam no último semestre letivo do curso tomando um choque de consciência. Eles passam anos se divertindo e levando a faculdade com a barriga até que percebem que poderiam ter se preparado melhor”, diz.

A cobrança dos pais no final do curso também é outro fator importante para a conscientização tardia do aluno. “Os alunos ficam mais ansiosos, preocupados com seu futuro. Pensam em fazer concursos e se comportam melhor nas últimas disciplinas, como que para compensar os anos que passaram. Escuto muitos relatos de que o TCC é muito difícil de ser realizado e que ajuda a entender como será a vida depois da faculdade”, ressalta Daniel.

Tenha a certeza que a autonomia virá com a sua formatura. Não sem uma carga de cobranças e de responsabilidades, afinal uma vez formado, cabe ao novo profissional se encaixar no mercado de trabalho. Que tal então aproveitar que você está apenas no começo e encarar a sua autonomia desde já? Comece buscando aprender de fato com seus professores. Esqueça essa preocupação adolescente de “passar” de ano. Quem realmente estuda e aprende não se preocupa em ser aprovado nas disciplinas; isso acontece naturalmente.

A dica final é: maturidade é aquilo que você faz com sua inteligência. Não deixe para amargar um peso na consciência no final de seu curso. Tome atitudes inteligentes agora e se torne um profissional bem qualificado. O mercado está precisando de pessoas responsáveis e com atitudes profissionais.

 

Quer saber quanto custa a faculdade dos seus sonhos? Acesse www.portalpravaler.com.br e faça uma pesquisa!

Deixe uma resposta