Entrevista de emprego: como evitar “saias justas”?

Comentarios:

Home Pra Carreira
entrevista-de-emprego

Você elaborou um currículo de qualidade e foi selecionado para uma entrevista? Parabéns por essa conquista! Mas agora, é preciso se preparar para encarar o recrutador da empresa em questão.

Por falta de experiência ou preparo, muitos candidatos se deixam levar pelas emoções e acabam se enrolando para responder perguntas super simples. Descubra como evitar saias justas na sua próxima entrevista de emprego:

Pesquise sobre a empresa

Não saber informações básicas sobre a empresa soa mal e dá a impressão de que você não tem tanto interesse na vaga. Portanto, faça uma boa pesquisa assim que for chamado para a entrevista!

Acesse o site da companhia para descobrir mais sobre aspectos como histórico, missão e serviços. Também vale a pena tentar entender a importância dela no mercado em que atua por meio de reportagens, notícias e comentários.

Pense em respostas para as perguntas mais comuns

Várias pessoas começam a ficar nervosas na medida em que uma entrevista se aproxima por puro medo de encarar o desconhecido. No entanto, boa parte das perguntas feitas pelos recrutadores se repete com grande frequência!

Para lidar de maneira produtiva com a sua ansiedade, confira quais são as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e comece a pensar nas suas respostas agora mesmo:

  • Pode contar mais sobre você?
  • Quais são os seus objetivos profissionais?
  • Quais são as suas maiores qualidades?
  • Quais são os seus maiores defeitos?
  • Por que você quer trabalhar aqui?
  • Por que deveríamos contratar você?
  • Como você se imagina em alguns anos?
  • Qual é a sua pretensão salarial?
  • Qual é o seu nível de inglês?
  • Por que há lacunas de tempo na sua trajetória profissional?

Fale apenas a verdade

Os recrutadores são profissionais qualificados e experientes em entrevistas. Então, evitar contar mentiras para se promover: eles sabem identificar quando um candidato não dá uma resposta honesta!

Também não vale a pena exaltar conhecimentos e experiências que não possui. Lembre-se que a empresa pode pedir comprovantes ou fazer testes que serão perfeitamente capazes de contradizer você.

Seja sucinto

Movidas pela ansiedade, muitas pessoas sentem urgência em elaborar respostas complexas e acabam se enrolando durante a entrevista de emprego. Não seja uma delas!

Limite-se a responder adequadamente ao que recrutador perguntou, evitando respostas monossilábicas, justificativas muito extensas ou – o pior de tudo – fuga total do assunto discutido.

Evite clichês

Todo mundo já deve ter falado para você que aquela história de dizer que o seu pior defeito é ser perfeccionista em uma entrevista de emprego está batida, né? Acredite nelas e fuja de clichês!

Para conquistar uma vaga, você precisa mostrar que é diferente dos demais candidatos. Quando a resposta para alguma pergunta parecer desabonadora, procure ser sincero e demonstrar vontade de mudar.

Faça perguntas inteligentes

Ao de final de suas entrevistas, alguns recrutadores perguntam se o candidato tem algum questionamento a fazer a respeito da empresa, da vaga ou do processo. Essa é uma grande oportunidade!

Aproveite para descobrir mais sobre o que espera você, reforçar o seu interesse e impressionar o recrutador com perguntas inteligentes. Veja alguns exemplos para começar a pensar nas suas próprias questões:

  • Como é a cultura da empresa?
  • Quais são os principais planos da empresa para os próximos anos?
  • Quais são as oportunidades que a empresa oferece a longo prazo?
  • Como é um dia típico nesse cargo?
  • Quais são os principais desafios desse cargo?

Gostou das nossas dicas para evitar saias justas na sua próxima entrevista de emprego? Aproveite para compartilhar esse post com os seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta