Entenda o que são investimentos financeiros

Comentarios:

Home Pra Economizar
investimentos financeiros

Investir nem sempre faz parte da vida dos brasileiros. Uma boa parte das pessoas está acostumada a lidar com empréstimos e financiamentos que, que apesar de parecerem viáveis, são alternativas opostas ao objetivo dos investimentos financeiros.

Em termos gerais, as pessoas procuram uma instituição financeira quando há a necessidade de conseguir verba para quitar dívidas ou adquirir bens de consumo. No entanto, a realização de investimentos financeiros ainda é considerada um “bicho de sete cabeças” para muitos.

O que são os investimentos financeiros?
Os investimentos financeiros são formas interessantes de poupar ou assegurar dinheiro para o futuro. Quando se fala em investimentos financeiros, as pessoas que acreditam na necessidade de contar com uma boa quantia para investir. Contudo, hoje é possível realizar bons investimentos financeiros sem ter de contar com uma soma alta de dinheiro.

Tipos de investimentos financeiros
Há diversas formas de investir. No entanto, iremos falar dos principais métodos de investimento. Na listagem abaixo, você encontrará os tipos mais comuns de investimentos financeiros – ou seja, os mais conhecidos no mercado financeiro.

Certificado de Depósito Bancário (CDBs)
Os CDBs são oferecidos pelas instituições financeiras com o objetivo de captar recursos. Normalmente, é possível resgatá-lo antes do prazo; no entanto, esta possibilidade deve constar no contrato. O certificado de depósito bancário é uma espécie de empréstimo, sendo você que concede o empréstimo ao banco. Por este motivo, você receberá juros pelo tempo de espera até resgatar o valor concedido.

No que se refere aos CDBs, existem duas formas de determinar os juros incidentes: antes da aplicação e quando depende do indexador. O primeiro tipo é considerado CDBs com juros pré-fixados. Já o segundo possui uma remuneração de acordo com a Taxa Referencial ou com o Certificado de Depósito Interfinanceiro e é chamado de CDB com juros pós-fixados.

Poupança
A boa e velha poupança é a queridinha dos conservadores, uma vez que não confere riscos ao investimento. De tão segura que é, pouca gente consegue vê-la como investimento.

Esse é um dos investimentos financeiros mais conhecidos no país e certamente é o mais procurado. Para abrir uma conta poupança em instituições bancárias, é preciso apresentar CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e comprovante de renda. A poupança é um investimento bastante democrático, já que não possui um limite mínimo de aplicação.

Recibo de Depósito Bancário (RDB)
São semelhantes aos CDBs. Contudo, não podem ser transmitidos a outra pessoa e tampouco podem ser negociados antes do prazo contratado. Ao fazer o resgate antes dos 30 dias é preciso pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Fundos de Investimentos
Os fundos estão na lista dos investimentos financeiros mais solicitados nas instituições financeiras. Neste caso, várias pessoas são unidas na finalidade de conseguir ter acesso às aplicações financeiras com menores custos. A grande incerteza está em que nem sempre é possível receber um ganho financeiro. Há diferentes tipos de fundos e eles variam conforme o risco e o prazo da aplicação.

Títulos Públicos
Eles são importantes investimentos financeiros, principalmente se prestamos atenção na perspectiva do governo. Ele é um mecanismo através do qual o governo consegue captar recursos. Os títulos públicos são negociados através de leilões e também por meio do Tesouro Nacional.

Estes são apenas alguns dos mais reconhecidos investimentos financeiros. Esperamos que ao conhecê-los, fique mais fácil decidir qual é o melhor para você e sua família!

Deixe uma resposta