É melhor investir o dinheiro que sobra no mês ou pagar as dívidas?

Comentarios:

Home Pra Economizar
pagar as dívidas

Investir dinheiro pode ser uma boa saída para conseguir mais lucros a longo prazo e talvez alcançar a estabilidade. Entretanto, se você estiver endividado, é melhor rever suas ações antes de começar um investimento.

Sabe-se que, para pagar as dívidas, você precisa de dinheiro e para investir, é necessária uma quantia. Muitas pessoas preferem quitar as dívidas a investir, já outras fazem o contrário e ainda existem alguns que preferem fazer as duas ações juntas. Para que você possa descobrir o que deve fazer ao investir o dinheiro, é recomendado que também busque ajuda profissional para verificar a sua situação financeira.

Planejamento para investir dinheiro
Antes de mais nada, você precisa observar o salário que ganha. É suficiente para investir em um outro negócio? Sobra renda? Você já ouviu falar da regra 50-15-35? Funciona da seguinte maneira: 50% do seu salário deve ser gasto com as prioridades básicas, como as contas de luz, água, telefone, TV a cabo, aluguel e condomínio. Os outros 15% você deveria investir o dinheiro em três modalidades: pagar as dívidas, depositar na poupança ou investir em outro negócio. Os outros 35% seriam para gastos extras, como lazer e entretenimento, como viagens e passeios. Assim, você conseguiria controlar as suas finanças pessoais sem entrar no vermelho. Dependendo como for, você pode trocar as porcentagens, deixando os 35% para o pagamento de dívidas e investimentos, enquanto os 15% para suprir o seu estilo de vida. É como se fosse uma adaptação em curto prazo para você melhorar a sua renda!

Cuidados
Se pagar a dívida de uma vez, os juros não tendem a ser altos. Mas também recompensa fazer um acordo de renegociação para que a dívida seja transformada em parcelas para que você consiga paga-las e ainda sobrar dinheiro.
Investir o dinheiro em um negócio que você não sabe se vai dar certo não é uma boa escolha. Não tem nenhum problema se arriscar, entretanto, é preciso estar atento às margens de risco para não entrar em uma nova dívida.
Ter um fundo de reserva é essencial para situações emergenciais. A partir do momento em que você está pagando as dívidas com todo o dinheiro extra, você deduz que não precisará desse dinheiro para eventuais imprevistos, afinal, o que acontece se você for demitido? É importante ter essa poupança reservada.
Priorizar as dívidas é outro cuidado essencial para conseguir manter o padrão de vida e a rentabilidade do seu salário. Qual a dívida que é mais cara? Qual a dívida que está impossibilitando você a gastar com outro investimento?
Fazer financiamentos para o pagamento de um apartamento ou uma casa são ótimas formas de investir o dinheiro porque o retorno é garantido quando você for vender o bem material. Então, é aconselhável fazer esse tipo de investimento.
Fique por dentro das novidades do Ideal Invest. O melhor para o seu conhecimento!

Deixe uma resposta