Dinâmica de grupo: como se sair bem?

Comentarios:

Home Pra Carreira
busca por emprego

Quem nunca ficou nervoso ao ser convocado para uma dinâmica de grupo, né? Afinal, a perspectiva de encarar o desconhecido diante de outras pessoas é capaz de mexer até com o mais preparado dos candidatos!

O objetivo de uma dinâmica de grupo é descobrir como você se portaria em um ambiente de trabalho semelhante ao da empresa que ofertou a vaga em questão. Confira algumas dicas para se sair bem:

Estude a empresa

Entre no site da empresa que promoverá a dinâmica de grupo e descubra tudo o que puder sobre ela. Conhecer o ramo, os serviços e a cultura é fundamental para entender o que a companhia espera de seus funcionários!

Nessa etapa do processo seletivo, os recrutadores costumam focar na busca pelos pontos que as empresas e os candidatos têm em comum. Portanto, você só saberá o que deve mostrar se reservar um tempo para se preparar.

Seja você mesmo

Pode parecer clichê, mas ser você mesmo é a grande dica para quem quer se sair bem em uma dinâmica de grupo. Só assim será possível encontrar uma vaga de trabalho que realmente valorize as suas características.

Nesse momento, investir em um pouco de autoconhecimento é fundamental. Pense em como as suas grandes qualidades podem ajudar uma empresa e no que você pode fazer para superar os seus principais defeitos.

Fique calmo

Acredite: sua expressão corporal pode revelar bastante sobre seus sentimentos! Para não transmitir insegurança para o recrutador, domine seu corpo e aprenda técnicas de relaxamento.

Tentar encarar a situação sob um ponto de vista racional também pode ajudar. Respire fundo, pense no seu preparo para esse momento e preste atenção nas orientações do recrutador para realizar as atividades.

Mantenha a postura

Em uma dinâmica de grupo, a postura dos candidatos costuma ser avaliada. Então, procure sentar com a coluna ereta, evitar gestos bruscos ou ficar se remexendo na cadeira.

Também vale lembrar que a maneira de se vestir pode ser determinante para quem deseja demonstrar uma boa postura. Roupas extravagantes, curtas ou desconfortáveis atrapalham qualquer profissional.

Interaja

Nada de ficar quietinho durante as atividades de uma dinâmica de grupo! Comunicar-se de maneira apropriada com os demais candidatos é fundamental para que o recrutador note a sua presença.

Mantenha um tom de voz agradável, evite expressões inadequadas e escute o que os outros candidatos têm a dizer. Demonstrar facilidade para o diálogo é fundamental; por isso, não é bacana chamar toda a atenção para você.

Exponha as suas ideias

Se você tiver alguma ideia que possa contribuir para a resolução da atividade proposta, peça permissão para dividir com o grupo e procure desenvolver seu ponto de vista de maneira consistente. Isso causa uma boa impressão!

No entanto, é preciso tomar cuidado para não expor seus argumentos com paixão excessiva. Às vezes, ficamos tão preocupados em defender nossas ideias que elas acabam soando agressivas, por melhores que sejam.

E aí, gostou das nossas dicas para se dar bem em uma dinâmica de grupo? Então aproveite para compartilhar essas dicas com os seus amigos nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta